O Cruzeiro fez o dever de casa e venceu o Uberlândia por 2 a 0, neste sábado (2), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. O primeiro gol da vitória cruzeirense foi marcado pelo zagueiro Jamerson, contra, ainda no primeiro tempo. Já na etapa complementar, aos 50 minutos, o atacante Rafael Elias deu números finais à partida.
O resultado confirmou o time celeste como o líder do Grupo A, com 19 pontos. Com os três pontos conquistados, o Cruzeiro também encerrou a fase de classificação como a equipe de melhor campanha do Estadual Por isso, terá vantagens nas fases decisivas.
Por ter melhor campanha na fase classificatória, o Cruzeiro pode decidir o confronto em casa. Além disso, caso o placar agregado do confronto fique empatado, a equipe celeste avançará à final.
Qual o próximo adversário do Cruzeiro?
Por ter terminado a fase de classificação do Estadual com a melhor campanha, o Cruzeiro enfrentará o Tombense nas semifinais. O time da cidade de Tombos foi o melhor segundo colocado e também garantiu vaga na próxima fase.
A primeira partida será com mando do Tombense já na próxima semana. A diretoria do Gavião Carcará cogita levar o confronto para Ipatinga, no Vale do Aço mineiro.
Realizar a partida em Ipatinga poderá alavancar o faturamento do Tombense com a renda. A expectativa dos dirigentes é explorar a força dos cruzeirenses no Vale do Aço e arrecadar mais de R$ 700 mil com bilheteria.
O estádio Ipatingão comporta até 22 mil torcedores, enquanto o Almeidão, casa do Tombense, só pode receber 6 mil.,
O jogo
O primeiro tempo foi de domínio do Cruzeiro. O time celeste, apesar de criar as melhores chances, também levou um susto.
A partida ficou empatada até os 36 minutos da primeira etapa, quando Zé Ivaldo, em uma arrancada do meio-campo, chegou ao setor ofensivo e participou da jogada do gol cruzeirense.
Zé Ivaldo cruzou para o meio da área após triangulação no meio de campo. Na tentativa do corte, Jamerson, do Uberlândia, fez gol contra.
Mesmo com 1 a 0 no placar, o time celeste não deixou de buscar o ataque, como manda a cartilha do técnico Nicolás Larcamón. Dessa forma, seguiu dando espaços para o adversário.
Aos 39 minutos do primeiro tempo, Sabino cobrou falta, a bola desviou na barreira e mudou de direção, acertando o travessão de Rafael Cabral.
Apesar da investida do Uberlândia, o Cruzeiro seguiu buscando o ataque, e teve outras duas oportunidades, com Matheus Pereira e Dinenno.
No segundo tempo, o time celeste manteve sua postura ofensiva, com o controle da bola e da partida. O Uberlândia até teve boa chance, em uma cabeçada, mas Rafael Cabral fez excelente defesa.
No decorrer da segunda etapa, o Cruzeiro empilhou chances desperdiçadas. Dinenno, Arthur Gomes e Robert tiveram oportunidades de ampliar o marcador, mas pararam nas mãos do goleiro ou no bom posicionamento defensivo do adversário.
O Cruzeiro também soube administrar o resultado e evitou qualquer grande perigo no segundo tempo, que poderia tirar do time cruzeirense a melhor campanha da primeira fase.
No fim, aos 50 minutos, o atacante Rafael Elias marcou e deu números finais. Depois de boa trama na direita, Matheus Pereira ajeitou para Papagaio, que bateu colocado no canto direito do goleiro do Uberlândia.
Presença do novo reforço
O atacante argentino Álvaro Barreal compareceu ao Mineirão para acompanhar o jogo contra o Uberlândia. O jogador chegou junto com a delegação, conheceu as dependências do Mineirão, e assistiu ao duelo em um dos camarotes do estádio.
Cronologia do jogo
Aos 32 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro abriu o placar. Zé Ivaldo arrancou do meio-campo e, depois de uma triangulação na faixa central do gramado, recebeu passe na lateral direita. O defensor tocou a bola para o meio da área, e o zagueiro Jamerson jogou contra o próprio patrimônio: 1 a 0.
Aos 50 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro deu números finais ao jogo. Depois de boa trama na direita, Matheus Pereira ajeitou para Papagaio, que bateu colocado no canto direito do goleiro do Uberlândia.
Cruzeiro 2 x 0 Uberlândia
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina, aos 34’ do 2ºT), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (José Cifuentes, aos 27’ do 2ºT), Lucas Silva, Mateus Vital (Robert, aos 15’ do 2ºT), Matheus Pereira e Arthur Gomes (Lucas Villalba, aos 27’ do 2ºT); Juan Ignacio Dinenno (Rafael Elias, aos 34’ do 2ºT). Técnico: Nicolás Larcamón
Uberlândia
Rafael Pin; Davisson (Thiago Baiano, aos 35’ do 2ºT), Jamerson, Mendonça e João Victor; Elias (Gabriel Carioca, aos 45’ do 2ºT), Sabino, Adryan (David Lucas, aos 35’ do 2ºT), Vicente e Vinícius Balotelli; Jefferson. Técnico: Wellington Fajardo
Gols
Jamerson (contra), aos 33’ do 1ºT, e Rafael Elias, aos 50′ do 2ºT, do Cruzeiro
Cartões amarelos
Zé Ivaldo (10’ do 1ºT), Lucas Romero (11’ do 2ºT), Mateus Vital (15’ do 2ºT) e William (27’ do 2ºT), do Cruzeiro; João Victor (14’ do 2ºT) e Davisson (22’ do 2ºT), do Uberlândia
Data e horário: 2 de março de 2024, sábado, às 16h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 32.868 torcedores
Renda: R$ 1.404.071,00
Motivo: 8ª e última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro
Árbitra: Andreza Helena de Siqueira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Wagner Reway
*Por Rádio Itatiaia