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Cruzeiro revela quanto projeta pagar de dívidas até o fim de 2025

O Cruzeiro revelou os valores projetados para o pagamento de dívidas até o final de 2025. Na última segunda-feira (21), o plano de pagamentos da Recuperação Judicial foi homologado pela Justiça.

Na oportunidade, a decisão foi assinada pela juíza Claudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte. “A meu ver, não havendo ilegalidades ao plano de recuperação judicial apresentado, sua homologação é medida que se impõe”, diz trecho do documento.

“Homologo o Plano de Recuperação Judicial, realizado pela Assembleia Geral de Credores ocorrida no dia 21 de junho de 2023, para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, e, com fulcro no art. 58 da Lei nº 11.101/2005, concedo a recuperação judicial à CRUZEIRO ESPORTE CLUBE, sem prejuízo de possíveis habilitações retardatárias de crédito ou impugnações pendentes de julgamento”, também consta no texto.

Conforme divulgado pelo clube, a projeção de pagamentos aos credores ultrapassa os R$ 90 milhões nos próximos dois anos.

Plano de pagamento foi aprovado por credores em junho

Em 21 de junho, o plano foi aprovado por 72% dos credores trabalhistas, por 100% dos credores com garantia real, por 66% dos credores sem garantia e por 66% das pequenas e médias empresas.

“A homologação do plano é um importante marco no processo de Recuperação Judicial e o Cruzeiro reitera seu compromisso de seguir trilhando seu caminho em busca da reestruturação financeira e a solução das dívidas”, afirmou em nota.

Cruzeiro e SAF

O Cruzeiro se transformou em SAF, oficialmente, em abril de 2022, depois da assinatura da compra do ex-jogador e hoje empresário Ronaldo – em julho do ano passado, o clube entrou com pedido de Recuperação Judicial.

Somente com o Plano de Recuperação Judicial, a SAF deve aportar R$ 680 milhões (valor com devidas correções) à associação em um prazo de 18 anos. Em caso de não pagamento da dívida por parte da associação, o que irá ocorrer, a SAF pode assumir e garantir o pagamento.

A partir do controle da legalidade, conseguido por meio da homologação, o planejamento precisa ser cumprido de acordo com as previsões estabelecidas.

Pagamento aos credores por classes

Pagamento Classe I

Os credores inseridos na Classe I serão os primeiros beneficiados com o pagamento dos créditos trabalhistas. O pagamento é limitado a 150 salários mínimos.

Receberão R$ 15 mil em até três meses após a homologação do acordo de pagamento. Mais R$ 10 mil em até seis meses, também após a homologação. Quitação do débito dentro do limite de 150 salários mínimos em até três anos após a homologação – parcelas anuais.

Os demais débitos trabalhistas terão a previsão de pagamento em até 18 anos, tendo por base um montante mínimo para cada credor, considerando um valor também como teto de repasses pelo clube.

O Cruzeiro tenta ainda que, se as 12 primeiras parcelas forem pagas corretamente, o clube se desobrigará das demais seis restantes. Esse bônus seria limitado a 75% do crédito trabalhista.

Para a classe I o prédio da sede administrativa, no Barro Preto, será colocado como garantia de pagamento.

Pagamento Classe II

Nessa divisão estão os credores com garantia real, os que têm algum bem do clube, seja móvel ou imóvel, dado como garantia de pagamento. Para esses, o planejamento é iniciar o pagamento dos créditos em dois anos após a aprovação do acordo de credores, extinguindo os débitos em parcelais anuais (seis), com juros e correções.

Pagamento Classe III

Para essa classe estão àqueles credores trabalhistas e/ou reais que não tiveram todas as suas dívidas quitadas de forma integral.

Para os credores comuns, a previsão é acertar R$ 150 mil em parcela única, sem acréscimos (juros e/ou correções), em até um ano (depois da aprovação do acordo).

O Cruzeiro tenta propor um pagamento aos credores comuns, seja trabalhistas ou reais, com desconto de 75% da dívida. Tudo isso, dois anos após o acordo da Recuperação Judicial. Pagamento por meio de parcelas anuais em até dez anos, contando juros e correções.

Dívidas com CNPJs, o Cruzeiro tentará quitar até R$ 40 mil em parcela única, sem descontar nada, após um ano da homologação da RJ.

*Da Redação Itatiaia

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