Gerente de projetos do futebol do Cruzeiro, Bruno Pessotti não garantiu, nesta terça-feira (28), que o clube aumentará o seu investimento na próxima temporada. O dirigente marcou presença no sorteio da fase de grupos do Campeonato Mineiro 2024, realizado no Mineirão, em Belo Horizonte.
Segundo Pessotti, a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro não projeta grandes investimentos a curto prazo, e ressaltou que o clube está focado em um projeto de sustentabilidade.
“É um trabalho de longo prazo. Acho que o Cruzeiro está no caminho certo. É um clube que vem de uma situação financeira difícil e está se reestruturando fora do campo, para que as ações possam refletir em resultados desportivos. Não gastamos todo o dinheiro com metas de curto prazo. Abrimos mão delas para, eventualmente, ter sustentabilidade a médio e longo prazo. O Cruzeiro está se fortalecendo, isso está sendo feito por uma equipe competente. Não vai ser diferente no que diz respeito ao Campeonato Mineiro”, afirmou.
De acordo com Bruno Pessotti, apesar dos obstáculos financeiros que o Cruzeiro enfrenta, a diretoria sinaliza com a montagem de um elenco mais compatível com a história da institutição.
“É começar a temporada com os pés no chão, mas tentando melhorar e levar o Cruzeiro a patamares condizentes com a história do clube”, complementou.
Sorteio do Campeonato Mineiro 2024
A Federação Mineira de Futebol (FMF) sorteou, nesta terça-feira (28), os grupos da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024. A competição está prevista para começar no dia 24 de janeiro, com término em 6 de abril.
A fórmula será a mesma de 2023. Serão três grupos, encabeçados por Atlético (atual campeão), América e Cruzeiro, com quatro equipes cada. Na primeira fase, os times enfrentam somente clubes de outra chave.
“Por imposição legal, a fórmula de 2023 está mantida. O formato é o mesmo, com as mesmas regras e condições. O que muda são os grupos, com os cabeças de chave Atlético, Cruzeiro e América”, destacou Adriano Aro, presidente da FMF.
As semifinais serão disputadas pelos líderes de cada chave e pelo vice-líder de melhor campanha geral. Nos mata-matas, haverá jogos de ida e volta.
A equipe que tiver melhor campanha vai mandar o jogo de volta. Além disso, este time terá vantagem no desempate e avançará em caso de igualdade no placar agregado do confronto. Vale lembrar também que os clássicos entre Coelho, Galo e Raposa terão os mandos de campo invertidos na comparação com o torneio em 2023.
Após a primeira fase, os times entre o 5º e 8º lugar na classificação geral participam do Troféu Inconfidência. Eles disputam novo sistema de mata-mata em semifinais e final, nas mesmas datas das fases seguintes do Campeonato Mineiro.
Um triangular com as três equipes de piores campanhas na fase de grupos será disputado para definir dois rebaixados para o Módulo II do Mineiro de 2025. Em 2023, Caldense e Democrata de Sete Lagoas caíram, enquanto Uberlândia e Itabirito conseguiram o acesso para a elite estadual.
Os clubes participantes do Módulo I do Campeonato Mineiro em 2024
- América
- Athletic
- Atlético
- Cruzeiro
- Democrata-GV
- Ipatinga
- Itabirito
- Patrocinense
- Pouso Alegre
- Tombense
- Uberlândia
- Villa Nova
Os grupos do Módulo I do Campeonato Mineiro 2024
Grupo A
- Cruzeiro
- Tombense
- Ipatinga
- Itabirito
Grupo B
- Atlético
- Villa Nova
- Pouso Alegre
- Uberlândia
Grupo C
- América
- Athletic
- Democrata-GV
- Patrocinense
*Da Redação Itatiaia