O Cruzeiro enfrenta o Corinthians nesta quinta-feira (25) na finalíssima da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na Neo Química Arena, às 15h30 (de Brasília). O time celeste, atualmente comandado pelo técnico Fernando Seabra, tentará encerrar um tabu de 17 anos, já que faturou a competição pela última vez em 2007.
Invicto, o Cruzeiro chega à final da Copinha após somar sete vitórias e um empate, com aproveitamento de 92%. A equipe azul marcou 19 gols e sofreu apenas dois. Os artilheiros celestes na competição são os atacantes Gui Meira e Fernando, ambos com quatro gols, cada.
Mais uma final para o Cruzeiro
A última vez que o Cruzeiro chegou à final da Copinha foi exatamente em 2007, ano do título em cima do São Paulo. Naquele ano, o time conquistou sua única taça no torneio, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e vitória por 6 a 5, nos pênaltis.
Essa será a quarta final do Cruzeiro na história da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Antes de 2007, ano do único título, o Cruzeiro chegou à final em outras duas oportunidades. Em 1996, o time foi superado pelo América por 2 a 1. Em 2002, a Portuguesa venceu a Raposa por 1 a 0.
Campanha na Copinha
Comandado pelo técnico Fernando Seabra, o Cruzeiro chegou à final depois de avançar como líder do Grupo 28. Os Crias da Toca eliminaram Madureira (segunda fase), Portuguesa (terceira fase), Santos (oitavas de final), Coritiba (quartas de final) e Flamengo (semifinal).
Na semifinal, o Cruzeiro fez jogo sólido e bateu o Flamengo por 2 a 1. O zagueiro Bruno Alves e o meia Gui Meira fizeram os gols que garantiram o time da Toca da Raposa na decisão da Copinha, tradicionalmente realizada no aniversário da cidade de São Paulo.
Campanha do Cruzeiro na Copinha
Primeira fase
- Cruzeiro 1 x 0 Capital-TO
- Nova Mutum 1 x 1 Cruzeiro
- União Mogi 0 x 9 Cruzeiro
Segunda fase
- Cruzeiro 1 x 0 Madureira
Terceira fase
- Portuguesa 0 x 1 Cruzeiro
Oitavas de final
- Santos 0 x 3 Cruzeiro
Quartas de final
- Cruzeiro 1 x 0 Coritiba
Semifinal
- Flamengo 1 x 2 Cruzeiro
Corinthians quer manter hegemonia
O Timão entra em campo visando se isolar ainda mais na liderança dos maiores campeões da Copinha. Ao todo, foram dez taças levantadas pelo Timão, sendo a última em 2017.
Para isso, a equipe comandada pelo ex-meia Danilo terá a seu favor o ambiente da Neo Química Arena lotada. Expectativa de mais de 40 mil pagantes nas arquibancadas da casa corintiana.
A escalação deve seguir a mesma linha dos últimos jogos. Felipe Longo; Léo Mana, Renato, João Pedro e Vitor Meer; Ryan, Breno Bidon e Pedrinho; Higor, Kayke e Arthur Sousa.
Campanha do Corinthians na Copinha
Primeira fase
- Corinthians 6 x 0 Ji-Paraná
- Bangu 0 x 1 Corinthians
- Marília 0 x 0 Corinthians
Segunda fase
- Corinthians 2 (5) x (4) 2 Guarani
Terceira fase
- Atlético-GO 1 x 4 Corinthians
Oitavas de final
- Corinthians 6 x 0 CRB
Quartas de final
- Corinthians 2 x 0 América
Semifinal
- Novorizontino 0 x 3 Corinthians
*Por Rádio Itatiaia