Cruzeiro e América ficaram no empate por 1 a 1, neste domingo (16), no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. O time celeste abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Gabigol, de pênalti. Na etapa complementar, Cauã Barros deixou tudo igual, após a bola desviar e enganar o goleiro Cássio.
Após o apito final, a torcida do Cruzeiro emitiu algumas vaias. Enquanto isso, a torcida do América chamou o time celeste de “freguês”.
O jogo de volta da semifinal entre americanos e cruzeirenses, agora com mando do Coelho, será na próxima semana.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda definirá dia, horário e local da partida que valerá uma das vagas à final do Estadual.
O jogo
Depois de o Cruzeiro de perder de virada para o Democrata-GV com um time de reservas, o técnico Leonardo Jardim escalou força máxima contra o Coelho.
A partida começou equilibrada, mas quente. O árbitro Anderson Daronco teve trabalho e por diversas vezes conversou com os jogadores pedindo calma. Faltas táticas e lances mais firmes se repetiram, tanto que o dono do apito não deixou o primeiro tempo passar impune, sem cartões.
A primeira chance foi do América, que pressionou muito a saída de bola do Cruzeiro. O time celeste apostava em jogadas pelas pontas. Kaiki, Dudu e William foram muito acionados.
O time celeste tentava impor o seu ritmo com intensidade. Nas subidas erradas, o América respondia com contragolpes. O jogo foi nessa linha até o fim, com os adversários se respeitando.
O Cruzeiro abriu o placar em uma cobrança de pênalti. Adyson acertou Matheus Pereira dentro da área americana. O VAR recomendou revisão no lance, e Daronco marcou a penalidade. Gabigol fez o 1 a 0.
A etapa final também seguiu disputada e equilibrada. O Cruzeiro teve mais chances, mas parou novamente nas mãos do goleiro Matheus Mendes. O América, mesmo com a desvantagem no placar, não desanimava.
O time de William Batista se arriscava no ataque, tentava assustar o Cruzeiro. Em um lance de contra-ataque, Kauã Diniz e Caua Barros trocaram passes. A bola sobrou para Barros, que chutou de longe. A bola desviou no meio do caminho e enganou Cássio.: 1 a 1.
Irmã de Neymar no Mineirão
Namorada do atacante Gabigol e irmã do astro Neymar, Rafaella Santos prestigiou mais um jogo do time celeste no Mineirão. Ela assistiu ao clássico contra o América em um dos camarotes do estádio.
Ao lado de amigos e familiares de Gabigol, Rafaella Santos comeu pipoca e ficou ligada na partida.
Cronologia do jogo
- Aos 36 minutos, o Cruzeiro atacou e conseguiu finalização com Gabigol. Seria escanteio para o time celeste, mas Matheus Pereira levou um chute do atacante americano Adyson no lance. Em campo, o árbitro Anderson Daronco nada assinalou. Entretanto, o VAR recomendou revisão, e, assim, o pênalti foi assinalado.
- Aos 41 minutos do primeiro tempo, Gabigol abriu o placar em cobrança de pênalti. Ele bateu no lado direito do goleiro, que caiu para o esquerdo: 1 a 0.
- Aos 31 minutos, Kauã Diniz tocou para Caua Barros. O volante chutou de longe, a bola desviou em Jonathan Jesus, e o Coelho chegou ao empate: 1 a 1.
Cruzeiro 1 x 1 América
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Marquinhos), Matheus Henrique, Matheus Pereira e Eduardo (Lucas Silva); Dudu (Bolasie) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
América
Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz (Felipe Amaral), Cauan Barros (Miqueias) e Elizari (Benitez); Fabinho, Renato Marques (Jonathas) e Adyson (Yago Santos). Técnico: William Batista.
Motivo: 1º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 16 de fevereiro de 2025 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h (de Brasília)
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Eduardo Gonçalves da Cruz
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Gol: Gabigol (41 min 1ºT), Caua Barros (31 min 2ºT)
Cartão amarelo: Gabigol (CRU); Lucão, Kauã Diniz, Caua Barros, Julio (AME)
Público: 38.818
Renda: R$ 1.525.850,00
*Por Rádio Itatiaia