Um avião da companhia sul-coreana Jeju Air, transportando 175 passageiros e 6 tripulantes, saiu da pista e explodiu após colidir com um muro no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, na manhã deste domingo (29), horário local. Apenas duas pessoas sobreviveram ao desastre, informou a agência Yonhap. As demais 179 pessoas a bordo foram presumidas mortas pelos bombeiros.
A aeronave, um Boeing 737-800, partiu de Bancoc, na Tailândia, com destino a Muan. Entre os passageiros do voo 2216, estavam 173 sul-coreanos e dois tailandeses. O acidente ocorreu às 9h07 (21h07 de sábado no horário de Brasília), durante a tentativa de pouso no terminal, localizado a 288 km de Seul.
Segundo investigações preliminares, o acidente foi provocado pelo “contato com pássaros”, que resultou em uma falha no trem de pouso. Imagens divulgadas pela imprensa local mostram o avião derrapando pela pista antes de colidir com a parede do terminal, causando uma explosão. Equipes de emergência conseguiram apagar o incêndio e trabalhavam no resgate de vítimas pela cauda da aeronave.
O governo sul-coreano suspendeu todos os voos domésticos e internacionais envolvendo o aeroporto de Muan. O presidente interino, Choi Sung-mok, declarou que os esforços estão concentrados no resgate das vítimas e prometeu uma investigação rigorosa sobre o incidente.
Fotos do local mostram destroços em chamas próximos à pista e uma espessa coluna de fumaça. A tragédia acontece em meio a um momento político conturbado no país, com Choi assumindo o comando após o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol.
*Por Portal Hoje em Dia