O foco já estava na final da Copa Sul-Americana, mas o Cruzeiro ainda tinha um compromisso pelo Brasileirão, o qual, para a torcida, nem o placar parece importar muito. Atuando com um elenco composto por jogadores considerados reservas, o time mineiro perdeu para o Corinthians por 2 a 1, em duelo que se iniciou na manhã desta quarta-feira (20/11).
Os gols do Timão, que emplacou a sua quinta vitória consecutiva na competição, foram marcados no início da partida, pelos atacantes Depay e Yuri Alberto. A Raposa diminuiu ainda na primeira etapa, com o jovem lateral-esquerdo Kaiki.
Com esse resultado, que abre a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o clube mineiro permanece na 7ª colocação, com 47 pontos, a 10 do São Paulo, que está em 6º e com um jogo a menos. Já o alvinegro subiu para 9º, com 44 pontos.
O jogo
Ciente de um time pouco entrosado pela frente, o Corinthians, já nos minutos iniciais, tentou abafar o Cruzeiro, que tinha dificuldade em sair do campo de defesa. Medida logo deu certo, e fez parecer com que a partida pudesse terminar em goleada.
Logo aos 10 minutos de bola rolando, o time paulista fez jogada pela esquerda e Depay, o craque holandês, ‘limpou’ a zaga na entrada da área e bateu forte, no alto, para balançar as redes do goleiro Anderson. O 2 a 0 veio em seguida.
Cinco minutos depois, Yuri Alberto recebeu na área, pela direita, após lance de velocidade que pegou a defesa celeste em apuros. O camisa 9 bateu de primeira, e a bola desviou em Zé Ivaldo antes de entrar no gol.
O placar poderia ter desanimado os visitantes, o que não aconteceu. Num momento em que o time conseguiu se manter com a bola – e perdeu alguns gols –, o lateral-esquerdo Kaiki chutou de fora da área; finalização não foi muito forte, mas o jovem contou com o desviou na zaga para a bola morrer no fundo das redes.
No segundo tempo, as equipes realizaram diversas alterações, e o jogo ficou mais disputado, especialmente no meio-campo. Houve chances para ambos os lados, principalmente o paulista, mas o placar permaneceu inalterado.
Futuro
Agora, o foco do Cruzeiro é um só: o inédito título da Copa Sul-Americana. Decisão, diante do Racing, será no sábado (23/11), às 17h, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai.
Já o próximo compromisso nacional será em casa. Na quarta-feira, a partir das 21h, a equipe encara o Grêmio, no Mineirão.
Ficha técnica
O quê: Corinthians 2 x 1 Cruzeiro
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: quarta-feira, 20 de novembro de 2024, às 11h (de Brasília)
Onde: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Alex Santana), Breno Bidon (Igor Coronado), André Carrilho (Charles) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Pedro Raul) e Yuri Alberto (Talles Magno). Técnico: Ramón Díaz
Cruzeiro: Anderson; Wesley Gasolina (Lucas Romero), Zé Ivaldo, Jonathan Jesus e Kaiki; Fabrizio Peralta (Walace), Ramiro, Lucas Silva (Kaique Kenji) e Mateus Vital (Japa); Álvaro Barreal (Matheus Henrique) e Lautaro Díaz. Técnico: Fernando Diniz
Arbitragem: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS); Bruno Raphael Pires (GO) e Maira Mastella Moreira (RS). VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Memphis, aos 10′ do 1ºT; Yuri, aos 15′ do 1ºT (COR). Kaiki, aos 33′ do 1ºT (CRU)
Cartões amarelos: André, Carrilho e Depay (COR); Kaiki, Lucas Silva e Ramiro (CRU)
*Por O Tempo