Mensagens com aviso de “encaminhadas com frequência” assustaram os moradores do bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nessa sexta-feira (29 de novembro). A informação, falsa, dizia de um assalto com reféns em uma farmácia do bairro. Com tom alarmante e sem autoria definida, o texto dava detalhes inventados, como uma funcionária feita de refém, três “caras” armados e o principal: a presença do helicóptero da Polícia Militar. A reportagem de O TEMPO esteve no local e confirmou que o crime não ocorreu.
Na farmácia, os funcionários desmentiram o alerta de assalto, e todos estavam seguindo a rotina normalmente. A presença do helicóptero da Polícia Militar tratava-se, na verdade, de uma ação da Black Friday divulgada pelo jornal Belvedere, que trata de notícias do bairro.
A Polícia Militar (PM) realizou operação de reforço de segurança para a Black Friday com foco em áreas comerciais, inclusive no bairro Belvedere. O helicóptero Pegasus ficou pousado na praça Marcelo Goes Menicucci, onde funciona a base móvel da Polícia Militar, entre 16h e 18h dessa sexta-feira (29 de novembro).
Uma foto da aeronave na praça do Belvedere foi, então, encaminhada junto às mensagens de assalto com reféns, o que aumentou a dúvida sobre a veracidade do alerta. Segundo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência do tipo foi registrada no bairro da região Centro-Sul nessa sexta-feira.
*Por O TEMPO