Quinto pior mandante da atual edição do Campeonato Brasileiro, com sete pontos conquistados em 18 possíveis, o Atlético terá missão complicada nesta quarta-feira (3). A partir das 21h30 (de Brasília), o time comandado pelo técnico Gabriel Milito encara o líder Flamengo na Arena MRV. O time carioca é o segundo melhor visitante da Série A, com 12 pontos em 21 disputados.
Além de quebrar o jejum de quatro partidas sem vencer em casa, pela competição mais importante do país, o Galo tem outro desafio para este meio de semana: quebrar a “maldição do visitante”, que predominou na edição passada.
No primeiro turno, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1, na Arena Independência, em Belo Horizonte; no segundo, em confronto realizado no Maracanã, Rio de Janeiro, veio o troco atleticano. Em noite inspirada, a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari goleou os donos da casa por 3 a 0.
O último triunfo do Alvinegro em seus domínios (pelo Brasileirão) foi na goleada por 3 a 0 sobre o Cruzeiro. A partida, válida pela terceira rodada, foi disputada em 20 de abril e teve gols de Matías Zaracho, Paulinho e Guilherme Arana.
Retornos no Atlético
Para encarar o Flamengo, o Atlético segue com vários desfalques, mas terá o retorno de peças importantes. O zagueiro Bruno Fuchs e o meia Gustavo Scarpa, que cumpriram suspensão automática contra o Atlético-GO, voltam a ser opções para Milito.
De volta da Copa América após a eliminação do Chile, o atacante Eduardo Vargas também poderá ser acionado pelo comandante atleticano. Durante coletiva na Arena MRV, concedida no domingo (30), o argentino deixou claro que conta com o jogador.
Outro que ganha condições de jogo é o volante Otávio, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa esquerda e ruptura de tendão na região. Ele foi liberado após concluir a fase de transição.
Dúvida
O meia Matías Zaracho, sente dores no púbis e fez trabalhos na fisioterapia. Porém, pode pintar entre os relacionados.
O goleiro Everson, por sua vez, se recupera de dores e inchaço no dedo mínimo de uma das mãos. Já em treinamento com bola, alternando com fortalecimento, o camisa 22 pode voltar ao posto de titular, ocupado nos dois últimos jogos (Inter e Atlético-GO) por Matheus Mendes. Contudo, ainda é dúvida.
Fora do jogo
Entregues aos cuidados do departamento médico, o zagueiro Mauricio Lemos, o lateral-direito Renzo Saravia e o atacante Alisson se juntam a Rubens. Eles não têm chances de encarar o líder nesta quarta.
Ainda “vivos” na Copa América, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o volante equatoriano Alan Franco também ficam fora.
Pulgar reforça o Flamengo
No mesmo cenário de Vargas, quem retorna ao Flamengo é Erick Pulgar. Com o Chile na Copa América, o volante perdeu os últimos seis jogos, mas está relacionado e deve ser titular nesta noite.
Uruguaios seguem fora
Com o Uruguai avançando na competição de seleções, Viña, Varela, Arrascaeta e De La Cruz seguem como desfalques para Tite, assim como Everton Cebolinha e Igor Jesus, lesionados.
Mesmo com esses problemas, o Flamengo mantém-se na liderança do Brasileirão em meio à maratona de jogos, entrando na 14ª rodada com um ponto a mais do que o Palmeiras.
A sequência de jogos, contudo, pode resultar em mudanças no time titular. Gerson e Pedro, dois dos principais nomes da equipe, foram titulares nas últimas nove e 10 rodadas, respectivamente.
Situação das equipes
Enquanto o Atlético aparece na 11ª posição, com 18 pontos conquistados, o Flamengo sobra no Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Tite tem 27 pontos e lidera a competição mais importante do país.
Retrospecto em Belo Horizonte
Atlético e Flamengo se enfrentaram 36 vezes em Minas Gerais pelo Campeonato Brasileiro. Foram 25 partidas no Mineirão, oito no Independência, duas em Sete Lagoas e uma em Ipatinga.
Neste confrontos, o Galo leva vantagem, com 20 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Ao todo, os mineiros marcaram 67 gols e sofreram 36.
Atlético x Flamengo
Atlético
Matheus Mendes (Everson); Mariano, Bruno Fuchs, Igor Rabello (Rômulo); Rodrigo Battaglia, Paulo Vitor (Zaracho), Igor Gomes, Palacios (Vargas), Scarpa; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.
Flamengo
Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Allan, Erick Pulgar e Gerson (Lorran); Bruno Henrique, Luiz Araújo e Pedro (Carlinhos) – Técnico: Tite.
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 03 de julho de 2024, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira
Transmissão: Globo e Premiere
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)
*Por Rádio Itatiaia