Diretor de comunicação do Atlético, André Lamounier se tornou alvo de uma apuração no departamento de compliance do clube após seu filho ganhar um par de chuteiras das mãos de Bernard.
Na apresentação oficial do novo reforço do Galo, antes da partida contra o Fortaleza, em 23 de junho, na Arena MRV, o jovem foi chamado ao campo de jogo e recebeu as chuteiras.
Conforme apurou a Itatiaia, o compliance, órgão independente no Atlético, iniciou uma investigação detalhada sobre o episódio. A cúpula do clube alvinegro só tomará qualquer tipo de decisão após receber todas as informações.
A ação
A ação feita em conjunto com a Adidas, fornecedora de materiais esportivos do Alvinegro, tinha como objetivo convidar dois torcedores que estavam vestindo a camisa de Bernard nas arquibancadas. Os selecionados foram agraciados com o presente.
Foram chamados ao campo o filho de André Lamounier e um amigo. Ambos vestiam a nova camisa do Atlético, com o nome de Bernard e o número 20, que será utilizado pelo jogador na segunda passagem pelo Galo.
A transmissão feita pelos canais do próprio clube mostra que havia outros torcedores com o uniforme de Bernard, inclusive da primeira passagem pelo Galo.
As imagens ainda mostram que o diretor de comunicação recebeu o filho dentro do gramado. Os dois se abraçaram antes de os dois jovens receberem os pares de chuteiras.
O episódio, revelado inicialmente pelo jornalista Victor Martins, causou mal-estar. A reportagem apurou que o tema foi alvo de reuniões ao longo desta segunda-feira (1º), quando o assuntou também dominou os debates em redes sociais.
Outro lado
Em contato com a reportagem, André Lamounier destacou que o episódio ‘fugiu do controle’, que o filho foi escolhido por coincidência, já que o estádio estava vazio na hora da homenagem a Bernard, e que jamais iria expor seu filho a qualquer tipo de constrangimento. Ele garante que o cinegrafista do estádio não foi orientado a encontrar o garoto. Lamounier relatou que o filho é menor de idade e estava acompanhado de seis amigos na Arena MRV.
Segundo o dirigente, as chuteiras não seriam dadas aos torcedores e foram disponibilizadas pela Adidas, fornecedora do clube, no dia anterior do episódio. Com isso, não havia nada programado neste sentido. A decisão aconteceu já durante o pronunciamento de Bernard aos torcedores.
Ainda conforme o diretor do Atlético, a diretoria executiva do Atlético foi procurada no dia seguinte (segunda-feira, dia 24) para relatar o episódio. Em 25 de junho, Lamounier devolveu o par de chuteiras como forma de doação ao museu do clube. O diretor afirma ter se antecipado e “agido dentro de seus princípios de lisura”.