O Atlético fechou a contratação do técnico Gabriel Milito. A informação foi confirmada à Itatiaia por Vicente Muglia, amigo e biógrafo do técnico argentino, além de jornalista no Diario Ole, da Argentina. O vínculo será até o fim de 2025.
Junto com Milito, também virá ao Galo o auxiliar Leandro Ávila, companheiro do treinador desde os tempos de Independiente-ARG. A Itatiaia apurou com fontes ligadas ao Atlético que restam a assinatura do contrato e detalhes jurídicos, mas o negócio está fechado entre as partes.
Atualmente sem clube, Milito deixou o Argentinos Juniors em agosto, alegando necessitar de um período de descanso. Logo que soube do interesse do Galo, ele se mostrou disposto a ouvir a oferta e viu com muitos bons olhos a possibilidade de ser o “dono da prancheta” no campeão da Libertadores de 2013.
Recentemente, Gabriel recusou convites da Universidad Católica, do Chile, e do Belgrano, da Argentina. Isto, inclusive, já indicava que a preferência do treinador seria por um inédito trabalho em solo brasileiro.
A expectativa é que ele já esteja à beira do gramado no clássico do próximo sábado (30), com o Cruzeiro, no jogo de ida das finais do Mineiro. O duelo está marcado para 16h30, na Arena MRV.
Desempenho do Argentinos Juniors por temporada com Milito
2023
- Copa Argentina: caiu nas oitavas (eliminado para o San Martín-ARG)
- Copa da Liga Argentina: saiu em meio à fase de grupos, com 3 pontos em dois jogos
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas (eliminado para o Fluminense)
- Campeonato Argentino: 10º colocado, com 40 pontos
2022
- Campeonato Argentino: 8º colocado, com 42 pontos
- Copa Argentina: caiu nos 16 avos de final (eliminado para o Defensa y Justicia-ARG)
- Copa da Liga Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Tigre-ARG)
2021
- Campeonato Argentino: 14º colocado, com 32 pontos
- Copa Argentina: caiu na semifinal (eliminado para o Boca Juniors-ARG)
- Copa Libertadores: caiu nas oitavas de final (eliminado para o River Plate-ARG)
Antes do Argentinos Juniors
Antes de chegar ao Argentinos Juniors, trabalho mais longevo da carreira, Milito treinou o Estudiantes de La Plata-ARG em 2020 e 2019; o O’Higgins-CHI, em 2018; o Independiente-ARG, em 2017, onde tem forte ligação como jogador; e Estudiantes novamente, em 2015, onde iniciou a carreira. O treinador ainda busca o primeiro título da carreira.
Como jogador
Gabriel Milito também foi um jogador de renome. O então zagueiro iniciou a carreira em 1998, no Independiente-ARG, onde ficou até 2003. Em 2004, foi negociado ao Real Zaragoza-ESP e, em 2007, atingiu o auge, ao ser contratado pelo Barcelona-ESP. No ano de 2011, ele retornou ao Independiente, onde encerrou a carreira em 2012.
O jogador também defendeu a Seleção Argentina de 2000 a 2011, tendo disputado a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O Marechal também é irmão do ex-jogador Diego Milito, ex-atacante de clubes como Inter de Milão-ITA e Racing-ARG e que também atuou pela seleção nacional.
Atlético em 2024
Além do Campeonato Mineiro, em disputa, o Atlético terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o Galo foi o terceiro colocado do Brasileirão.
*Por Rádio Itatiaia