O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com 13 ministros da área social do governo. Os ministérios trouxeram um balanço das ações e dados sobre tudo que foi executado. Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi apresentada uma projeção dos trabalhos do primeiro semestre de 2024 e as ações previstas para o mês de dezembro.
Segundo, Rui Costa, a execução orçamentária do montante previsto para este ano está em 75% dos valores destinados aos ministérios da área social empenhados até o mês de outubro. “Isso vai ser monitorado até a final do ano para quem eventuais não realizações possam ser destinadas àqueles ministérios de ações prioritárias com maior capacidade de execução”, afirmou.
No início da reunião em que estavam presentes os ministros Wellington Dias do, Desenvolvimento Social; Nísia Trindade, Saúde; Camilo Santana, educação; Marina Silva, Meio Ambiente – entre outros responsáveis por tocar projetos na área social- Lula falou que espera uma elevação do Produto Interno Bruto (PIB) já que no ano que vem há menos feriados. Nesse momento, o presidente advertiu os ministros para que não marquem viagens antes do Natal porque novas reuniões isoladas com cada pasta estão previstas até o final do ano.
Após a reunião ministerial, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta disse que já está prevista a próxima reunião temática para os ‘chamados ministérios meio’ que inclui, entre outros, a Advocacia Geral da União (AGU), Direitos Humanos, Gestão Inovação e Serviços Públicos. A data, no entanto, ainda não foi definida.
Uma reunião com todos os 38 ministérios também foi programada para que as pastas apresentem balanço deste ano e projeções para o primeiro semestre do ano que vem.
*Da Redação Itatiaia