Domingo, Novembro 24, 2024
InícioESPORTESAmérica oficializa contratação do técnico Fabián Bustos

América oficializa contratação do técnico Fabián Bustos

O América confirmou, na noite desta terça-feira (7), a contratação do técnico argentino Fabián Bustos, de 54 anos. O técnico chega ao Lanna Drumond com a missão de salvar o Coelho do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

A 20 rodadas do fim da Série A, o América é o lanterna da competição, com 10 pontos em 17 jogos disputados – 19% de aproveitamento. Primeiro clube fora do Z4, o Bahia já soma 18.

O contrato do Coelho com Bustos é válido até o fim de 2024. O treinador assume a vaga deixada por Vagner Mancini, demitido nesse domingo (6), após derrota do América por 3 a 1 para o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.

Bustos tem chegada prevista a São Paulo nesta quarta (8), quando acompanhará a partida contra o Bragantino, pela volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogo está marcado para as 21h na Neo Química Arena. O time será comandado do banco de reservas por Diogo Giacomini, auxiliar fixo do Coelho.

A estreia de Bustos no comando do América deverá acontecer no domingo (13), diante do Goiás, às 16h, no Independência, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Carreira como jogador

Natural de Córdoba, na Argentina, Fabián Bustos foi atleta profissional de 1991 a 2006 e atuou como como meio-campista. Como jogador, passou por diversos países da América do Sul. Revelado pelo Nacional, do Uruguai, com pouco mais de 20 anos, o profissional se transferiu em 1992 para o Almirante Brown, da Argentina, onde permaneceu até o início dos anos 2000.

Após a passagem pelo clube de San Justo, Bustos acertou com o Lanús, time em que esteve durante duas temporadas. Posteriormente, passou por Belgrano, Deportivo Morón e Juventud Antoniana, até chegar ao Atlético Tucumán. No ano 2000, passou por três equipes: o Cipolletti, da Argentina; o Jorge Wilstermann, da Bolívia; e o Deportivo Quito, do Equador, onde permaneceu até o fim de 2001.

Em 2002, Bustos se manteve no futebol equatoriano ao se transferir para o Manta FC. Posteriormente, passou ainda por Macará e Deportivo Saquisilí, até retornar ao futebol argentino, já mais experimente. Em seu país natal, jogou pelo El Porvenir, até acertar com o Estudiantes de Caseros, clube em que encerrou a carreira, em 2004.

Carreira como treinador

Como técnico, Fabián Bustos passou grande parte da carreira no futebol equatoriano, onde teve sucesso. Inicialmente, o profissional começou no Manta FC, em 2009, e treinou o Deportivo Quito e o Imbabura SC, até chegar ao Delfín SC, clube em que fez seu trabalho longevo (de 2015 a 2019). No “El Cetáceo”, o argentino levou o time de volta à elite nacional e conquistou vaga inédita na Copa Libertadores. Além disso, foi campeão da primeira divisão do Equador em 2019.

Em 2020, após trabalho de sucesso no Delfín, Bustos acertou com o Barcelona de Guayaquil, clube de maior potencial financeiro do país. Logo no primeiro ano, ergueu o título do Campeonato Equatoriano. Posteriormente, em 2021, fez grande campanha na Copa Libertadores ao chegar na semifinal e ser eliminado para o Flamengo. Nas fases anteriores, eliminou Santos e Fluminense.

Tamanho sucesso despertou os olhares no futebol brasileiro. Em 2022, o Santos acertou com o treinador, porém, o trabalho não foi como o esperado. Em 28 partidas, Bustos teve oito vitórias, 12 empates e oito derrotas. Porém, nos últimos 14 jogos como treinador do time da Vila, o argentino conquistou apenas um triunfo.

Ainda em 2022, com o fracasso no Brasil, o técnico retornou para o Barcelona de Guayaquil. Após mais de 30 jogos no comando do clube e um ano de trabalho, Bustos pediu demissão do cargo em 4 de junho, poucos dias antes da partida contra o Palmeiras, pela Copa Libertadores. Atualmente, “El Coloso de América” é treinado por Luis Diego López.

* Da Redação Itatiaia 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES