O América buscou um empate de forma “heroica” diante da Chapecoense neste sábado (4), em duelo da 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na Arena Condá, em Chapecó, os donos da casa abriram 2 a 0 no placar, com gols de Mário Sérgio e Bruno Leonardo. Entretanto, o América buscou o empate já na etapa final, com Fabinho e Alê, encerrando o duelo em 2 a 2 no marcador.
O resultado não faz tantas mudanças na tabela da Série B. A Chapecoense foi a 7 pontos e ocupa momentaneamente a vice-liderança da competição, enquanto o América chegou aos 5 pontos e está em 5º na classificação.
Próximo compromisso das equipes
Ambas as equipes já voltam a campo na próxima semana em compromissos pela Série B do Brasileirão. Na terça-feira (8), o América recebe o Vila Nova no Independência, em Belo Horizonte; e na sexta (10), a Chapecoense vai a Alagoas enfrentar o CRB.
Chape domina e abre o placar
O gramado da Arena Condá não estava nas melhores condições, muito por conta de fortes chuvas que atingiram a região durante a semana e também horas antes da partida. O cenário impediu o jogo de ambas as equipes, mas a Chapecoense foi dona das ações, especialmente no primeiro tempo.
De um lado, o goleiro Matheus Cavichioli praticamente não trabalhou pelos donos da casa. Por outro lado, a defesa americana se viu pressionada pelo ataque adversário, que acabou convertido em gol antes do intervalo.
Aos 35 minutos, Foguinho fez boa jogada pela direita e cruzou para a pequena área. A bola passou por toda a defesa do Coelho e chegou até Mário Sérgio, que só teve o trabalho de escorar a bola para o fundo do gol.
América demora, mas reage e busca empate
Já na segunda etapa, o América tentou equilibrar as ações e buscou mais o ataque. Entretanto, praticamente todas as tentativas foram em cruzamentos, que pouco rendiam e não criavam perigo ao gol da Chape.
Quando o Coelho ainda tentava criar jogadas, a Chapecoense chegou ao segundo gol, muito ‘na conta’ do goleiro Dalberson, do América. Aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, o arqueiro americano tentou defender em dois tempos, mas a bola escapou e caiu nos pés do zagueiro Bruno Leonardo. De carrinho, o defensor só empurrou para o gol e ampliou o placar.
Instantes depois, o América ainda descontou no marcador com Fabinho. Adyson fez boa jogada pela direita, trouxe para o meio e serviu o atacante, que finalizou com força dentro da área.
Quando o jogo parecia já decidido, o Coelho partiu para o ataque total e chegou ao empate. Aos 37 minutos, em bola rebatida na área, Moisés finalizou com força e contou com desvio em Alê para marcar o segundo gol americano. O VAR chegou a ser acionado por possível toque de mão, mas foi confirmado o gol para Alê no lance.
A falta de intensidade do Coelho no primeiro tempo foi compensada na etapa final, quando o time tentou atacar com mais intensidade e teve as reais chances de gol. O América terminou a a partida com maior posse de bola, mais passes certos, mais finalizações e possibilidade real de vencer a partida. Apesar dos esforços, as equipes deixam o gramado com um ponto cada.
Chapecoense 2×2 América
Chapecoense
Matheus Cavichioli; Marcelinho, Doma, B. Leonardo e Mancha; Foguinho, Carvalheira (Marlone) e G. Augusto (Tárik); Thomás (Walterson), Marcinho (Maílton) e Mário Sérgio (Rômulo). Técnico: Umberto Louzer.
América
Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Alê, Juninho (Moisés) e Benítez; Felipe Azevedo (Fabinho), Vitor Jacaré (Adyson) e Renato Marques (Gustavinho). Técnico: Cauan de Almeida.
Gols
Mário Sérgio (35 min 1T); Bruno Leonardo (41 min 2T) da Chapecoense
Fabinho (33 min 2T); Alê (37 min 2T) do América
Cartões Amarelos
Marcinho; Rafael Carvalheira; Maílton (Chapecoense)
Mateus Henrique (América)
Motivo: 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, 4 de maio de 2024
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC
Arbitragem: Luciano da Silva Miranda Filho (CE)
Auxiliares: Renan Aguiar da Costa (CE), Luis Filipe Gonçalves Correa (PB)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
*Por Rádio Itatiaia