O Atlético tem quatro treinadores estrangeiros como alvos para a vaga de Felipão, demitido pela diretoria nesta quarta-feira (20). Além do argentino Gabriel Milito e do português Pedro Caixinha, a Itatiaia apurou que outros dois lusitanos estão na mira do Galo: Carlos Carvalhal, que está livre no mercado, e Artur Jorge, do Sporting Braga.
Carlos Carvalhal volta aos planos do Atlético. O nome do treinador já havia sido ventilado nos bastidores do Alvinegro em outras oportunidades. O treinador deixou o comando do Olympiacos, da Grécia, no último mês.
O treinador de 58 anos, que também está na mira do Botafogo, passou nos últimos anos por Swansea City, de País de Gales; Rio Ave e Braga, de Portugal; Al Wahda, dos Emirados Árabes; Celta de Vigo, da Espanha; e Olympiacos, da Grécia. Na temporada 2020/21, no Braga, ele conquistou a Taça de Portugal ao vencer o Benfica na decisão.
Artur Jorge
Artur Jorge, de 52 anos, iniciou a carreira de treinador no Sporting Braga, de Portugal. Ele passou pelas divisões de base do clube e assumiu o comando do time principal na temporada 2022/23.
Nesta temporada, Artur Jorge conquistou o primeiro título como profissional. Ele conquistou a Taça da Liga de Portugal ao vencer o Estoril na decisão. No total, são 98 jogos pelo Braga, com 61 vitórias, 14 empates e 23 derrotas.
O treinador tem contrato com o Braga até o fim da temporada 2024/25.
Gabriel Milito
Principal nome do Atlético com a decisão pela demissão do técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, o treinador argentino Gabriel Milito se encontra atualmente sem clube. O ex-jogador de 43 anos começou a carreira na beira do campo em 2015, pelo Estudiantes de La Plata-ARG e vem de trabalhos com certa sequência.
O último trabalho de Gaby Milito, também apelidado de “Marechal”, foi pelo Argentinos Juniors-ARG, de 2021 a 2023. Em 135 jogos, foram 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas no comando da equipe.
Milito pediu demissão do clube argentino em agosto de 2023, depois de derrota por 1 a 0 para o San Martín-ARG, que culminou em eliminação nas oitavas de final da Copa Argentina. Pouco antes, a equipe também tinha caído nas oitavas da Copa Libertadores, para o Fluminense – que venceu o torneio posteriormente.
Ao pedir a demissão, considerado um movimento inesperado do treinador, Milito agradeceu. “Tomei a decisão de encerrar meu estágio. Estou muito grato a todos os dirigentes pelo apoio incondicional porque me deram a oportunidade de conhecer um clube lindo onde fui muito feliz”.
Pedro Caixinha
O português é a segunda opção do Atlético para substituir Felipão no Atlético. Pedro Caixinha está no Bragantino e foi sondado pelo Galo. Até então, não recebeu nenhuma proposta do Alvinegro.
O treinador de 53 anos chegou ao clube paulista no ano passado. No comando do Bragantino, Caixinha conseguiu a classificação para a Copa Libertadores e está na semifinal do Campeonato Paulista deste ano.
*Por Rádio Itatiaia