Um dos espaços mais democráticos e visitados de Itabira, a feira livre do bairro Esplanada da Estação passará por uma reestruturação completa. Os trabalhos tiveram início nesta semana e incluem a tão reivindicada cobertura daquela área. Durante as obras, a feirinha do sábado funcionará em novo endereço, já a partir deste final de semana (27 de abril): na praça Rui Barbosa (avenida Duque de Caxias), em frente ao Centro de Reabilitação, bem próximo do local onde as barracas ficam tradicionalmente instaladas.
O projeto do novo Espaço Multiuso Etelvino Avelar prevê um nova arquitetura, mas também intervenções estruturais importantes, tanto de infraestrutura física quanto hidráulica. A peça principal é a instalação de uma cobertura de 180 metros lineares, com telhas metálicas termoacústicas. No total, toda ação engloba mais de 2 mil m² de obras, com a construção de banheiros para feirantes e para o público, depósitos, área para barracas, iluminação, pontos de hidratação, espaço para alimentação, palco para shows, dispositivos de acessibilidade, novo paisagismo e outras estruturas.
A cobertura é uma reivindicação de feirantes e frequentadores desde que a feira passou a funcionar no espaço atual, em 2019. Para todo processo, a Prefeitura de Itabira investirá R$ 8,1 milhões, com os trabalhos a cargo da empresa Ultra Engenharia, vencedora do processo licitatório.
“Há muito tempo estamos esperando essa cobertura para dar mais conforto para gente trabalhar. Vai ser muito bom para os clientes também. Vimos o projeto e a cobertura vai ficar muito bonita. É um apoio importante que vem para somar no nosso funcionamento. Em 2022, com ajuda do município, já tínhamos reformado todas as barracas, hoje temos apoio para shows, logo teremos os uniformes. A Prefeitura tem nos apoiado muito para melhorar a feira e certamente será um grande avanço com essa nova estrutura”, diz o presidente da Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira, Geraldo Magela Moreira Duarte.
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros, as obras farão da feira um lugar mais “seguro, adaptado e com muito mais qualidade para todos”. Ele afirma que a pasta continuará dando todo suporte necessário aos feirantes durante o período de mudança para o endereço provisório.
Segundo o prefeito Marco Antônio Lage, a intenção é entregar um espaço multiuso de verdade para Itabira, que abrigue a feira dos produtores rurais com mais conforto e comodidade e possa receber outros eventos da cidade. “A gente sempre diz que a agricultura está ligada ao desenvolvimento econômico de Itabira e que é um dos pilares para a diversificação, mas é preciso entregar alternativas, dotar o setor de ferramentas que possam proporcionar essa virada de chave. Este espaço é uma dessas grandes ações. Logo estaremos usufruindo de uma área que encantará quem frequente e fará evoluir quem produz e comercializa seus produtos”, afirmou.
Fonte: Ascom-PMI