O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira dá sequência ao cronograma de limpeza e desinfecção de seus reservatórios. Nesta quinta-feira (25) passam por higienização as estruturas do bairro Jardim dos Ipês. São dois reservatórios que, juntos, possuem 225 mil m³ de água.
Para realizar a manutenção, o abastecimento será interrompido temporariamente durante a manhã. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido gradativamente, após o término do serviço, previsto para o turno da tarde.
O município de Itabira possui 79 reservatórios em operação na zona urbana e rural, contemplando um volume equivalente de 17.670 m³ de água. O maior conjunto possui 4.000 m³ de preservação (reservatórios do Milhão) e atende 16 bairros.
De janeiro a março de 2024, sete reservatórios foram higienizados pelo Saae. São eles: Santa Tereza, Areão, reservatórios internos das ETAs Areão e Três Fontes, Laboreaux e Morro do Chapéu.
De abril a setembro deste ano, estão programadas as limpezas de 16 reservatórios. A definição das estruturas que passarão pelo procedimento levou em consideração a relação de Ordens de Serviços (OS) referentes às reclamações por turbidez na água do ano de 2023. Os 16 reservatórios listados correspondem a 63,8% dos bairros com os maiores índices de reclamações. Já o índice de atendimento das reclamações corresponde a 89,6%. Sobre o período definido para as limpezas, este foi definido devido à criticidade do período de seca e ao volume de água gasto durante o processo de limpeza.
Já em 2023 foram higienizados 30 reservatórios, sendo 10 no primeiro semestre e 20 no segundo semestre.
Sobre o processo de higienização
A higienização visa melhorar as condições de armazenamento da água, que abastece o bairro. A limpeza é feita de forma manual, com o auxílio de produtos que retiram todos os resíduos do interior da estrutura. Esta intervenção é realizada sempre que necessário para manter o padrão higiênico do recipiente.
Orientações
O Saae orienta a população que utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
Atendimento ao cliente
O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.
Fonte: Ascom-SAAE