Domingo, Novembro 24, 2024
InícioBRASILMoraes nega novo pedido de Bolsonaro e mantém depoimento sobre suposto plano...

Moraes nega novo pedido de Bolsonaro e mantém depoimento sobre suposto plano de golpe de Estado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, na noite desta terça-feira (20), o pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele não compareça ao depoimento marcado pela Polícia Federal na próxima quinta-feira (22). A oitiva é relativa ao inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado e abolição de Estado Democrático de Direito.

Na decisão, o ministro afirmou que “não há motivos para qualquer adiamento” do depoimento. Segundo Moraes, a defesa do ex-presidente já teve “acesso integral a todas as diligências e provas reunidas aos autos”.

Trata-se do segundo pedido negado pelo ministro. O primeiro foi na segunda-feira (19). Após a intimação da Polícia Federal, a defesa de Bolsonaro avisou ao STF que ele optou por não prestar o depoimento ou fornecer declarações adicionais “até que seja garantido o acesso à integralidade das mídias dos aparelhos celulares apreendidos”. A defesa, no entanto, ponderou que o ex-presidente poderia ser ouvido “em momento posterior e oportuno”.

O ex-presidente e aliados são investigados por organizarem uma tentativa de golpe de Estado. Eles tinham a intenção de não respeitar o resultado da eleição presidencial de 2022 — onde venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — e manteriam Bolsonaro no poder.

Além de Bolsonaro, aliados dele também devem ser ouvidos até sexta-feira (23). Entre eles, estão presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, o general Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

*Por Rádio Itatiaia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES