Uma nova avaliação concluída nesta sexta-feira (19), pela Valia – Fundo de previdência complementar dos Aposentados e Pensionistas da Vale S/A – prevê uma nova variação para a distribuição do superávit aos assistidos do Plano de Benefício Definido (BD).
Os estudos técnicos foram requeridos pela Associação dos Aposentados e Pensionistas da Valia (Aposvale), sindicato Metabase Itabira e o Sindicato dos Ferroviários , a Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão, da Associação dos Assistidos por Benefício Proporcional, além da deputada federal do Espírito Santo, Janete de Sá (PSB), e de acordo com o presidente Sebastião Deiro, podem chegar a 9,5%.
“Seguimos pontuando junto as nossas petições técnicas entregues a Valia, e avançamos novamente para mais uma distribuição de superávit proativa aos estudos técnicos que demonstraram a possibilidade de pagamento de cerca de 9,1 a 9,5 benefícios líquidos de contribuição como forma de antecipação de abono de superávit, ainda em 2024″, explica Deiro.
Para viabilizar essa projeção de pagamento de abono de superávit, foi necessário mais uma grande união entre todos os nossos parceiros – (Metabase Itabira e região, SindFer, Anapar, Associação dos Assistidos BD, a deputada Janete de Sá), propondo mais estudos junto ao Conselho Deliberativo Valia, e após avaliação dos relatórios da fundação (Valia), conforme solicitado pela nossa composição, está confirmado mais uma vitória. Unidos somos mais fortes”, declarou Deiro.
Para finalizar, o presidente da Aposvale explicou que “agora é só aguardar as auditorias BP/Vale Mais”. “Logo teremos o anúncio oficial por parte da Valia. Agradeço pra finalizar, para além dos nossos parceiros, os nossos associados. A confiança deles em nosso trabalho é fundamental para essas e outras grandes conquistas “.