Os novos conselheiros tutelares de Itabira, eleitos no ano passado pela população, foram oficialmente empossados e diplomados na noite desta quarta-feira (10/01), em cerimônia no auditório da Casa da Cidadania Margarida Silva Costa. Os membros iniciam os trabalhos e terão mandato de quatro anos, pela gestão 2024/2027.
Esta nova gestão marca recorde de votação, 4650 votos válidos, e contará com um colegiado composto por cinco membros. Responsável por atender crianças e adolescentes e tomar medidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar é um importante instrumento na rede de proteção à criança e adolescente de Itabira.
O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, participou da cerimônia e deixou claro a parceria que existe entre o Conselho Tutelar e o município, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “O papel do Conselho Tutelar é salvar vidas, se ele não tiver um acolhimento adequado, o futuro pode ser comprometido. Temos que ficar atentos e trabalhar de forma integrada. Meu governo tem feito isso, cuidar das pessoas, dos mais vulneráveis”, destacou Marco Antônio Lage.Estiveram presentes também os vereadores Bernardo Rosa e Reinaldo Lacerda, o promotor de justiça Dr. Renato Ângelo Ferreira, o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabira, Renato Meireles de Araújo, o delegado da Polícia Civil, Paulo Henrique Moreira Campos e o secretário de Assistência Social em exercício, Hudson Junior.
Mayra Portilho, a conselheira tutelar mais votada da eleição, representou os demais e reforçou o compromisso que o Conselho Tutelar tem com as crianças e adolescentes, além da responsabilidade dada a eles pela sociedade. “Nós sabemos o quanto foi desafiadora essa eleição e mais desafiador ainda é o que nos espera daqui pra frente. Estamos felizes com essa oportunidade e vamos trabalhar com tudo que temos para que a infância seja protegida e o Conselho Tutelar um lugar de apoio real”, afirmou.
Conheça os Conselheiros Tutelares gestão 2024/2027
Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho – 590
Gabriella Fideles da Silva – 523
Marconi Fernando do Carmo – 469
Lelis Maria de Souza Santos – 396
Bárbara Silva Fonseca – 318
Fonte: Ascom-PMI