O criminoso que baleou um sargento da Polícia Militar (PM) na cabeça estava preso em uma penitenciária e foi beneficiado com a ‘saidinha’ de Natal. Ele deveria ter se apresentado ao sistema prisional no dia 23 de dezembro e era procurado pela polícia; a Justiça já havia expedido um mandado de prisão contra ele.
Em coletiva com a imprensa neste sábado (6), a porta-voz da PM, major Layla Brunela revelou que o criminoso, de 25 anos, possui 18 passagens pela polícia, por crimes como roubo, tráfico de drogas, falsidade ideológica, receptação, ameaças, entre outros. “Um camarada contumaz que teve um benefício do sistema para voltar às ruas”, descreveu a major.
O criminoso foi atingido com um tiro na perna e capturado pelos policiais poucos metros do local do crime. Ele foi levado para o hospital Risoleta Neves e está sob escolta policial. A arma utilizada no crime, um revólver .38 foi apreendido.
“Não há como ignorar o fato que toda vez que eu beneficiar um criminoso eu prejudico a sociedade, o cidadão de bem. Não há como passar por tudo isso, não se revoltar e achar essa situação normal. Nós sabemos do risco que nós corremos. Mas não dá pra normalizar esse risco, principalmente quando ele é evitável, e nesse caso ele era. A gente não pode deixar isso passar batido, porque daqui a um ano esse criminoso vai ter outra saidinha e pode atingir não um policial militar, mas o filho de um cidadão de bem”, afirmou a porta-voz da PM.
O segundo suspeito preso, de 33 anos, possui 15 registros na polícia, dois deles por homicídio. Ele também estava em liberdade condicional. Segundo a major, ele tem passagens por roubo, tráfico, ameaça, entre outros.
Na casa dele, a polícia encontrou coletes a prova de balas, munições e drogas. O suspeito tentou fugir dos policiais para uma região de mata, mas foi capturado após uma complexa operação policial.
A PM faz agora uma série de operações no bairro Novo Aarão Reis e na região Norte em resposta ao crime contra a vida do sargento Roger Dias.
Segundo a major Layla Brunela, 118 detentos beneficiados com a saidinha de Natal estão foragidos. Desse total, 45 foram presos e 73 criminosos continuam foragidos.
*Por Portal Hoje em Dia