As temperaturas em partes da China, incluindo as províncias de Shanxi, Hebei e Liaoning, atingiram os níveis mais baixos desde o início da série histórica, informou a emissora estatal neste domingo (17), à medida que uma onda de frio assola grandes áreas do país.
A mínima de -47,9°C registrada em janeiro de 1980 na cidade de Yichun, em Heilongjiang, poderá ser quebrada no início da próxima semana, de acordo com uma previsão meteorológica para a região.
O Ministério da Agricultura lançou uma resposta de emergência e o organismo nacional de prevenção de catástrofes emitiu uma diretriz às autoridades locais para prepararem planos de emergência, bem como equipamento de remoção de neve e gelo.
“O armazenamento do carvão térmico deve ser feito antecipadamente para garantir a geração normal de energia nas centrais durante o período crítico”, acrescentou a diretriz.
Também apelou às autoridades locais para “garantirem que a oferta e a procura energética nacionais sejam estáveis e ordenadas”.
Na sexta-feira (15), o presidente Xi Jinping pediu uma resposta de emergência “total” à onda de frio que começou no início da semana com nevascas e estradas geladas, juntamente com forte neblina causando vários acidentes nas estradas.
Porém, em um sinal de que as condições estão melhorando em Pequim, o órgão de meteorologia local reduziu a gravidade do seu aviso meteorológico para os moradores e as autoridades disseram que as escolas iriam reabrir para aulas presenciais após terem fechado durante vários dias na semana passada.
*Por CNN BRASIL