Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioITABIRA1ª Conferência Municipal cria propostas para Sistema Itabirano de Esporte e Lazer

1ª Conferência Municipal cria propostas para Sistema Itabirano de Esporte e Lazer

O evento contou com a participação de representantes do governo municipal, de delegados e delegadas, eleitos nas pré-conferências; do Conselho Municipal de Esporte, entidades esportivas e sociedade civil.Foram dois dias de muita informação e debates para implantar políticas públicas com o intuito de fortalecer o esporte e lazer do município. A 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), com o objetivo de construir, coletivamente, as diretrizes que nortearão a criação do Sistema Itabirano de Esporte e Lazer (SIEL). O sistema visa garantir o acesso ao esporte e ao lazer para todos os itabiranos, com foco na inclusão social. O evento ocorreu na Funcesi, na sexta-feira (10/11) e no sábado (9/11).

No primeiro dia da conferência, a secretária Natália Lacerda apresentou as ações realizadas pela SMELJ, como a implantação de novos espaços esportivos e de lazer, o fortalecimento das entidades esportivas, o incentivo à prática esportiva para pessoas com deficiência, dentre outros.

“Este evento é uma construção para consolidar uma política pública efetiva para o esporte e lazer no município. O novo sistema tem por atribuição pensar os componentes de esporte e lazer e depois tornar isso uma lei, para garantir o direito social ao lazer e promover o esporte para todos. É um momento ímpar de realizar este evento e receber na cidade pessoas que discutem política pública em nível estadual e federal”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Natália Lacerda.Após a abertura oficial foi realizado um painel que apresentou temas como política de esporte e lazer de Itabira, sistema nacional do esporte, sistemas municipais de esporte e Lazer. A representante do Ministério do Esporte, Rejane Penna Rodrigues, falou sobre a importância da articulação entre os governos federal, estadual e municipal para a implementação de políticas públicas de esporte e lazer.Para falar sobre sistemas municipais de esporte e lazer, foram convidados os professores Rodrigo Barbosa Terra e Bruno Ocelli Ungheri. O professor Rodrigo Terra contou sobre a sua experiência na criação do Sistema Campo-grandense de Esporte e Lazer e como a iniciativa mudou o cenário do esporte e lazer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Já o professor Bruno Ocelli compartilhou as ações realizadas em Ouro Preto (MG), mais uma experiência de sucesso, que serve para direcionar os trabalhos que serão desenvolvidos em Itabira.O segundo dia da conferência foi marcado pela realização de oficinas e plenárias temáticas, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os debates sobre os temas abordados no primeiro dia e propor as diretrizes para a criação do SIEL. Os temas debatidos foram, usuários, agentes e competências; instrumentos de gestão e gestão das informações e financiamento.

Os grupos de trabalho se reuniram após os painéis para analisar as propostas, debater e deliberar as diretrizes e os temas de criação do sistema.De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Itabira, Ubiratan Pouzas, a conferência foi produtiva com dois dias de debates e trocas de experiências. “O evento foi muito satisfatório, bem relevante e necessário para o esporte e lazer aqui da cidade. Tivemos a chance de debater sobre as propostas colhidas com a sociedade nas Pré-Conferências. Este foi um momento em que os delegados, a partir de análises e diálogos, puderam defender as suas ideias para que, por meio de votação, fossem eleitas as propostas que obtivessem maioria dos votos. O próximo passo é a produção de um documento com tudo que lá foi debatido, discutido e votado”, explica.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES