A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai cobrar explicações da chefia da Polícia Civil e da Secretaria de Planejamento (Seplag) sobre a falta de combustível para viaturas. Nesta quinta-feira (19), agentes da corporação procuraram a Itatiaia para relatar que estavam sem trabalhar normalmente por causa do desabastecimento de gasolina na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
“Vamos oficiar a chefe da Polícia Civil (Letícia Gamboge) e a secretaria de Planejamento e Gestão, para que informem, de imediato, porque está faltando combustível e as providências que estão tomando para que isso seja normalizado”, disse, à reportagem, o deputado estadual Sargento Rodrigues (PL), que preside a comissão.
A expectativa é que, na próxima terça-feira (24), o comitê de Segurança Pública da Assembleia aprove requerimento solicitando informações a respeito do caso.
Segundo Rodrigues, a falta de combustível é reflexo do que chamou de “sucateamento” das forças de segurança sob o governo de Romeu Zema (Novo).
“A própria Polícia Civil já vive isso há muito tempo, com delegacias caindo aos pedaços. Outro ponto que temos denunciado é a questão do efetivo das forças policiais, o que prejudica diretamente a segurança do cidadão. O governo tem feito vista grossa em relação ao assunto”, apontou.
A Itatiaia aguarda um retorno da Polícia Civil e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) sobre a falta de combustível.
*Da Redação Itatiaia