A Justiça aceitou uma denúncia contra o pai de santo Carlos Valério Barbosa de Souza, que é acusado de abusar sexualmente de uma enteada menor de idade e de várias fiéis que frequentavam o seu terreiro, no bairro Jaqueline, na região Norte de Belo Horizonte. Com a decisão, Carlos se torna réu pelo crime contra a enteada, enquanto os outros casos seguem sendo investigados pela Polícia Civil.
A Itatiaia teve acesso à denúncia apresentada pelo Ministério Público no dia 14 de julho. O documento explica que Carlos tinha um relacionamento com a mãe da enteada e dormia no mesmo quarto que a companheira e a vítima. O texto “divide” as acusações contra o líder religioso em três fases diferentes, de acordo com os crimes cometidos e a idade da vítima na época. São elas:
De acordo com a denúncia, Carlos Valério abusava da enteada com frequência e, quando a vítima resistia, ele ameaçava abandonar a família e deixar a mãe dela sem sustento. O caso mais recente e mais assustador foi em janeiro de 2023, pouco após a adolescente tirar a própria vida. O pai de santo procurou a vítima dizendo que ela “não tinha morrido porque ele havia realizado ritos religiosos”.
O homem sugeriu, então, que ele fizesse um trabalho para melhorar o ânimo da vítima. A jovem foi levada para o terreiro do pai de santo, onde foi novamente abusada sexualmente por ele. Para “disfarçar” o estupro, o homem disse que estava “tirando o pior” de dentro dela.
A denúncia foi aceita pela Justiça mineira no início de agosto. Com isso, Carlos Valério passa a responder por todos os crimes citados acima. A Polícia Civil segue investigando o pai de santo por conta de outros crimes sexuais cometidos contra cinco fiéis e outras duas enteadas.
Carlos Valério Barbosa de Souza segue preso desde o dia 5 de abril de 2023 no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Relembre o caso
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu um pai de santo de 59 anos investigado por estupro e estupro de vulnerável em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, em abril. A prisão ocorreu durante a operação Canto da Sereia. No total, oito mulheres, incluindo três enteadas, procuraram a Polícia Civil para denunciar o caso.
*Da Redação Itatiaia