De 18 a 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente aos parceiros, dedica uma extensa programação para salientar a importância das árvores.
Com o tema “Economia Criativa e Sustentabilidade”, a Semana da Árvore 2023 tem como objetivo propor discussões necessárias sobre as ações de preservação das Unidades de Conservação de Itabira. De 18 a 29 de setembro, a comunidade está convidada a participar da programação gratuita. Haverá oficinas de Plantio de mudas, Arte Urbana-Mural em Parede, Técnicas de cultivo e Produção de Mudas Nativas, Sabonetes Naturais e Silk Ecológico.
Além das oficinas, a Semana da Árvore, oferecida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente juntamente com parceiros, lançará postais sobre a flora itabirana. De acordo com o superintendente de meio ambiente, Diego Pimenta, a iniciativa também abordará assuntos como cooperativismo de bases comunitárias, associadas à realidade econômica da indústria criativa.
“Isso nos possibilita produzir utilizando cada vez menos recursos provenientes do meio em que vivemos, aproveitando de forma integral a matéria prima, visando no desenvolvimento social, ambiental e financeiro das comunidades, em especial aquelas vizinhas aos parques naturais de Itabira, utilizando como referência os princípios de economicidade e incremento tecnológico”, destacou o superintendente.
O Parque Natural Municipal Ribeirão São José também está na programação e será contemplado com plantio de mudas. Já no Parque Natural Municipal do Alto Rio do Tanque, haverá Trilha Interpretativa: Campos Rupestres. Ainda, as atividades em parceria com o Parque Estadual Mata do Limoeiro, contemplam seminários, palestras, concurso de desenhos, lançamento do atrativo “Corredeiras da Juventude” e a Exposição “Ecoarte”.
Em especial, no dia 23/09, haverá um plantio de mudas no Parque Natural Municipal do Intelecto (no Pico do Amor) como atividade do projeto Semeando Atitudes, em parceria com a Vale.
Fique atento também nas redes sociais para participar da votação popular virtual para escolher o nome do novo mirante da Serra dos Alves.