Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioESPORTESEm jogo eletrizante, Vasco quebra jejum e vence o Fluminense pelo Brasileiro

Em jogo eletrizante, Vasco quebra jejum e vence o Fluminense pelo Brasileiro

Em um jogo eletrizante, o Vasco quebrou o jejum de quatro anos e voltou a vencer o Fluminense, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, neste sábado (16), pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com gols de Praxedes, Vegetti e Gabriel Pec (duas vezes), o Cruz-Maltino bateu o Tricolor por 4 a 2. Os gols do Tricolor foram marcados por Marcelo e Lima.

Com a vitória, o Vasco chegou aos 20 pontos e ainda sonha com a permanência na elite do Brasileiro. A diferença hoje para o Goiás, o primeiro fora do Z4, é de cinco pontos, mas os cariocas têm um jogo a menos. O Flu estaciona nos 38 pontos e perde a chance de entrar no G4 da competição.

Na conta de Ramón Díaz

As mudanças feitas na equipe pelo técnico Ramón Díaz pareceram ter pego o Fluminense de surpresa. O Vasco começou dominante, com um ótimo início de jogo de Marlon Gomes e Rossi, duas das apostas do argentino.

E depois de Marlon ter uma boa chance, foi Rossi quem apareceu na ponta, deixando Marcelo na saudade e cruzando na medida para Praxedes marcar seu primeiro gol com a camisa vascaína. O gol coroou um Vasco mais dominante até aquela altura, mesmo com menos posse de bola.

Gabriel Pec decide

Barrado para o clássico, Gabriel Pec se tornou o personagem da giganteca vitória do Vasco no clássico. Ele entrou no segundo tempo, ganhou a bola de André para marcar o terceiro e aproveitou a ajeitada de Vegetti para marcar o quarto e se tornar o artilheiro da equipe na temporada. O camisa 11 agora soma 11 gols deixando para trás Pedro Raúl, com nove, e que já deixou o Cruz-Maltino.

Posse de bola pouco efetiva no primeiro tempo

Não foi diferente como todos os jogos do Fluminense de Fernando Diniz. Com o dobro de posse de bola do Vasco, o Tricolor girava para um lado e mostrava pouco efetividade na primeira etapa. O Cruz-Maltino apostou no desafogo pelos lados, deixando o Flu sem reação.

O Tricolor chegou a alguns momentos tocando, em especial com John Kennedy, mas a ausência de um jogador cerebral, no caso Paulo Henrique Ganso, foi fundamental para a falta de criatividade do Flu para finalizar. O Vasco, ciente disso, apostou pelos lados para se sair melhor no início do jogo.

Dez minutos eletrizantes

Se o primeiro tempo foi um pouco abaixo do esperado para um clássico, o segundo tempo reservou uma grande partida, em especial os dez primeiros minutos. Marcelo não deu nem tempo da torcida voltar para a arquibancada e igualou o jogo com um belo chute.

O Vasco sequer sentiu o gol. Rossi três minutos depois cobrou escanteio na cabeça do goleador Vegetti para colocar outra vez o Cruz-Maltino à frente. E para quem pensou que o Flu ia se abater, quebrou a cara. Lima igualou o jogo em 2 a 2. Tudo isso, antes dos dez minutos da segunda etapa.

Assim não, André!

Com os dois times querendo jogo, a partida ficou aberta com chances criadas. Porém, uma falha individual de André prejudicou o Tricolor. O camisa 7 tentou recuar para Fábio e errou o passe. Gabriel Pec, esperto, tomou a bola e tocou na saída do goleiro tricolor para explodir o Nilton Santos.

Ainda deu tempo de Gabriel Pec marcar o quarto gol vascaíno – seu segundo no jogo – e garantir a excelente vitória no clássico e o respiro do Cruz-Maltino, na luta contra o rebaxamento.

Payet encontra a torcida do Vasco

O segundo tempo ainda reservou o primeiro encontro de Payet com a torcida do Vasco, com mando cruz-maltino. Em Salvador, o francês teve o primeiro contato com os vascaínos de Salvador, dessa vez pode ver de perto os do Rio de Janeiro. No dia 21, ele vai fazer seu primeiro jogo, com a torcida, em São Januário, diante do Coritiba.

Preocupação tricolor

Se o resultado era ruim para o Fluminense, a situação pode piorar para a sequência dos decisivos jogos em setembro. Jhon Arias deixou o campo chorando após pancada no tornozelo direito e pode se tornar uma dor de cabeça para a semifinal da Copa Libertadores, dia 27, diante do Internacional, no Maracanã.

Próximos jogos

O Vasco voltará a reencontrar sua torcida em São Januário, na quinta-feira (21), diante do Coritiba, às 19h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro. O confronto é direto na briga contra o rebaixamento.

O Fluminense, invicto em casa, recebe o Cruzeiro, na quarta-feira (20), no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), também pelo Brasileiro, mas também pensando no dia 27 na semifinal da Copa Libertadores, contra o Internacional, no Rio de Janeiro.

Vasco 4×2 Fluminense

Vasco

Léo Jardim; Pumita Rodríguez, Maicon, Léo (Zé Vitor) e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes (Matheus Carvalho), Marlon Gomes (Payet) e Paulinho; Rossi (Gabriel Pec) e Vegetti (Barros). Técnico: Ramón Díaz.

Fluminense

Fábio; Guga (Yoni González), Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Alexsander (Daniel) e Arias (Lima); Keno, John Kennedy e Cano. Técnico: Eduardo Barros.

Gols: Praxedes (22 min 1ºT), Vegetti (4 min 2ºT) e Gabriel Pec (28 min 2ºT e 39 min 2ºT) para o Vasco; Marcelo (1 min 2ºT) e Lima (10 min 2ºT) para o Fluminense
Cartões amarelos: Vegetti, Gabriel Pec, Zé Gabriel e Pumita Rodríguez (VAS); Marlon (FLU)

Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 16 de setembro de 2023 (quinta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Daiane Muniz (Fifa/SP)

*Da Redação Itatiaia 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES