Itabira recebe a primeira edição do !Pulsa! Movimento Arte Insurgente, com a realização em diversos espaços da cidade, com entrada gratuita para toda a programação que acontece de 8 a 17 de setembro. No escopo estão uma residência artística ministrada por Adyr Assumpção, com o intuito de criar uma performance que será apresentada no último dia do evento. A programação também traz workshops com temáticas variadas. As inscrições já podem ser feitas e os links estão disponíveis em https://linktr.ee/pulsamovimentoarteinsurgente . Abaixo a relação completa.
A programação do !Pulsa! Movimento Arte Insurgente traz ainda espetáculos de artes cênicas, incluindo “Nós”, do Grupo Galpão, e “Terror e miséria”, do grupo Bartolomeu de São Paulo; intervenções de rua, como o “Campeonato Interdrag de Gaymada”; Vídeo-performance da Zahy Tentehar; Arte nos muros – com “Nos muros da cidade – Pajé onça soprando o universo:; Letreiro de Luzes, inspirado no letreiro “Democracia” do CCSP; Rodas de Conversa; Seminários com temáticas sobre ecologia, poéticas e políticas e debate sobre Racismo Estrutural; Feira Cultural !Pulsa!; e shows musicais. Mais informações pelo Instagram @pulsa_movimentoarteinsurgente .
“O !PULSA! Movimento Arte Insurgente nasce de um sonho compartilhado: de que a arte e a cultura, em suas diferentes linguagens e origens, pudessem dialogar e adentrar cada vez mais nas regiões periféricas dos grandes centros urbanos e nas cidades do interior, especialmente nos pequenos municípios do Brasil. Com o intuito de alcançar um espaço de troca, formação e fruição com as pessoas em toda a sua diversidade e seu interesse. Estamos entusiasmados em anunciar o !Pulsa! Movimento Arte Insurgente, um evento que busca impulsionar a arte e a cultura na comunidade de Itabira e entorno. Esperamos ver participantes de todas as idades e origens se juntando a nós para explorar diversas expressões artísticas e contribuir para uma experiência única e inspiradora”, refletem Andreia Duarte e Guilherme Marques, idealizadores e diretores artísticos, do !PULSA! Movimento Arte Insurgente.
O evento é realizado pelo Olhares Instituto Cultural e a produtora de arte Outra Margem, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, e parceria da Fundação Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura de Itabira.
Público alvo Maiores de 14 anos
Descrição: Em 3 horas de oficina serão apresentadas ao público noções básicas sobre algumas vertentes da poesia falada contemporânea tendo como foco principal os poetry slams, batalhas de poesia falada celebradas em numerosas comunidades ao redor do mundo, que chegaram no Brasil em 2008 e se alastraram por todo país com enorme impacto no público jovem. Roberta Estrela D’Alva pioneira e referência da modalidade no Brasil abordará o universo dos poetry slams em seus aspectos históricos, narrativos e teatrais, trazendo-os à prática por meio de exercícios de percepção exploram a relação do texto escrito com a fala e à postura cênica do corpo.
ROBERTA ESTRELA D’ALVA
Atriz-MC, diretora, diretora musical, pesquisadora, slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro. Juntamente com Tatiana Lohmman dirigiu o documentário “SLAM- Voz de Levante”, contemplado com o prêmio especial do júri e o prêmio de melhor direção de documentário no 19o Festival do Rio (Rio de Janeiro International Film Festival).
Quando 14/09 (Quinta-feira)
Horário 14:00 as 17:00
Local Casa do Brás (R. Guarda-Mor Custódio, 156 Centro – Centro, Itabira)