O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) publicou, nesta segunda-feira (14), a nova versão de um slide que tem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele utilizou citações do petista para compor a imagem, em referência a um slide feito no PowerPoint que usou em 2016 para apontar a participação de Lula no caso do triplex do Guarujá (SP), alvo da Operação Lava-Jato.
“O amor venceu mesmo? Do cárcere à presidência, Lula revela seu verdadeiro caráter e intenções a cada fala e atitude desastrosa. Qual fala de Lula foi a pior na sua opinião?”, escreveu Deltan, em direção a seus seguidores no “X”, anteriormente chamado de Twitter.
Na imagem, o ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) no Paraná, diz que Lula “apoia” Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, acusado de perseguir lideranças católicas do país. Deltan ainda chama Lula de “amigue” de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.
Ao listar passagens de Lula, Deltan citou a ocasião em que o presidente defendeu que pessoas ligadas ao “neofascismo” sejam “extirpadas”. O presidente falou sobre o assunto no mês passado, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ser hostilizado no Aeroporto de Roma, na Itália.
“Essa gente que renasceu no neofascismo, colocado em prática no Brasil, tem que ser extirpada. E nós vamos ser muito duros com essa gente para aprenderem a voltar a ser civilizados. Queremos paz, trabalho, emprego, educação, saúde e viver bem. É isso que o Brasil quer, é isso que o Brasil simboliza”, falou.
Cassação de Deltan
Deltan Dallagnol teve a cassação oficializada pela Câmara em junho. No mês anterior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que ele deveria perder o mandato.
O ex-procurador foi cassado devido a um entendimento do TSE sobre ele ter deixado o MPF do Paraná para escapar de investigações que poderiam culminar na abertura de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
*Da Redação Itatiaia