Iniciativa do Governo Federal é o maior programa de formação técnica na área da saúde em formato híbrido do país: o investimento é superior a R$ 388 milhões.
A saúde primária de Itabria foi reforçada nessa quarta-feira (3/08), com a formatura de 131 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) dentro do programa Saúde com Agente. A cerimônia aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, que entregou os certificados aos formandos.
“Este é um momento de conquista para os agentes e para toda Itabira. Pela primeira vez, o Município proporciona esse curso de qualificação profissional aos ACS e ACE. Por isso, parabenizo a todos os formandos pela dedicação e à Secretaria Municipal de Saúde pela iniciativa. Sabemos da importância do investimento em qualificação profissional para a contínua melhoria dos serviços públicos prestados. A técnica e o amor pelo ser humano são fundamentais para o exercício deste trabalho de ponta, de prevenção e contato com as pessoas”, declarou o prefeito.
Com o objetivo de oferecer qualificação técnica para 200 mil ACS e ACE em todo o Brasil, o Agente com Saúde foi criado pelo Governo Federal em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos ACS e ACE. A iniciativa é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Por meio do programa, os ACS participaram do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Já os ACE fizeram o Curso Técnico em Vigilância Sanitária com Ênfase no Combate às Endemias. A formação aconteceu no formato semipresencial (metodologia na qual os estudantes vivenciam o processo das modalidades presencial e à distância, de forma integrada), durante dez meses, totalizando uma carga horária de 1.275 horas.
“Este é o maior programa de formação técnica na área da saúde em formato híbrido do país”, comemorou a secretária municipal de Saúde, Clarissa Santos Lages. O Agente com Saúde possui um investimento superior a R$ 288 milhões a fim de melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à população.
“A formação técnica também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na saúde, por meio da maior atuação na prevenção e no cuidado com as pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar mais apurado sobre as informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento”, continuou Clarissa Lages.
Durante o evento, a ACE e formanda Adriane Lima explicou sobre a importância do curso para o aprimoramento profissional dos agentes. “Fazemos parte da atenção básica e o esforço de cada um de nós para promover saúde dentro de um território impacta positivamente na saúde pública para que tenhamos uma população bem assistida e bem informada sobre os problemas causados por vetores e sobre os cuidados básicos para evitar a proliferação de doenças”.
Também participaram da formatura o médico e vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes; a representante da Gerência Regional de Saúde (GRS), Adriana Procópio; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marco Antônio Ferreira Silva; o vereador Tãozinho Leite, preceptores e familiares dos formandos.
Fonte: Ascom-PMI/SMS