Um suspeito identificado como Helton Tander Paulo da Silva Cruz, de 33 anos, morreu após um confronto com a Polícia Militar (PMMG) no Anel Rodoviário de Belo Horizonte nessa quarta-feira (21). O incidente ocorreu durante uma operação de patrulhamento de rotina realizada pelo Grupo Tático Rodoviário.
Militares faziam patrulhamento pelo Beco São Miguel, na Vila Paquetá, no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha, quando foram surpreendidos a tiros, — sendo que um dos disparos chegou a atingir a viatura da corporação. Foi acionada prioridade na rede da polícia, que é quando a ocorrência é urgente e que tem policiais em risco e reforço rapidamente chegou até a região.
Chegando no local, o suspeito fugiu para uma área de mata, com a arma em punho. A polícia conseguiu chegar até ao suspeito que não obedeceu às ordens de largar a arma e acabou então sendo baleado, socorrido, porém não resistiu.
Helton foi atingido e imediatamente socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Com ele, foi apreendida uma pistola Taurus calibre 9 milímetros.
Histórico criminal extenso
De acordo com as autoridades, Helton Tander possuía um extenso histórico criminal, com passagens por diversos delitos, incluindo homicídio, tráfico de drogas, direção perigosa, porte ilegal de arma de fogo, ameaça, lesão corporal e furto. O suspeito já havia cumprido pena em várias unidades prisionais, como a PPP em Ribeirão das Neves e os presídios de Bicas 1 e 2 em São Joaquim de Bicas.
Helton era apontado como gerente do tráfico de drogas na região da Vila da Paquetá e já era conhecido pelas forças policiais.
*Por Rádio Itatiaia