“Tão apreendendo bibicleta aí galera”, “Chamaram um reboque para levar uma bicicleta” e “Daqui a pouco vão prender até carroça”. Estes foram alguns dos comentários feitos por moradores de Carmo da Cachoeira, cidade com pouco mais de 11 mil habitantes localizada no Sul de Minas Gerais, após flagrarem a apreensão de uma “solitária” bicicleta pela Polícia Militar (PM).
O caso teria ocorrido na tarde do último sábado (19 de abril), mas as imagens só passaram a circular nas redes sociais dois dias depois, na segunda-feira (21). Assista ao vídeo que mostra o momento da apreensão:
Procurada, a corporação confirmou que, por volta das 14h, teriam recebido solicitaçã ovia 190 relatando a “presença de vários menores conduzindo bicicletas de forma perigosa” no cruzamento das ruas Arthur Tibúrcio e Gabriel Justiniano dos Reis.
“Segundo o solicitante, de 52 anos, um dos ciclistas teria sido visto por diversas vezes empinando a bicicleta, utilizando apenas uma das mãos no guidão e trafegando com uma roda suspensa, colocando em risco sua própria segurança e a dos demais usuários da via”, detalhou a PM.
Diante da denúncia, os policiais teriam abordado um garoto de 13 anos com as características do veículo e das roupas que coincidiam com a descrição do solicitante. Perguntado, o adolescente teria confirmado que realizou a manobra, mas que teria feito isso por sua bicicleta estar “com defeito”.
“Diante dos fatos e da infração ao artigo 255 do Código de Trânsito Brasileiro, a bicicleta foi removida do local por guincho credenciado pelo Detran e o menor foi devidamente advertido quanto aos riscos e consequências de sua conduta”, completou a polícia.
A PM destacou ainda que a remoção de qualquer veículo precisa ser feita pelo pátio credenciado pelo Detran, não sendo responsabilidade da corporação se será um “veículo grande ou pequeno”.
“Vale lembrar que Bicicleta é um ‘veículo de propulsão humana’. Isso significa que os ciclistas estão sujeitos às regras de trânsito, têm direitos e deveres como qualquer outro condutor de veículo”, concluiu a PM.
*Por O Tempo