O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou nesta sexta-feira (4 de abril) cinco secretários municipais, sem alterar, porém, os responsáveis pelas pastas da área econômica da gestão Fuad Noman (PSD) e divulgou quem será o encarregado da regional Hipercentro, criada na reforma administrativa enviada pelo governo à Câmara dos Vereadores e aprovada no ano passado.
O prefeito, que falou sobre as mudanças ao lado dos novos integrantes do governo, disse que as reformas são pontuais. “Não é como muitos achavam que seria. Que iríamos mudar tudo”, disse Damião.
Em relação à Educação, cujo secretário, Bruno Barral, investigado por suspeita de desvio de recursos públicos na Bahia, pediu demissão nesta quinta-feira (3 de abril), o cargo continua vago. O responsável pela pasta, interinamente, será o secretário-adjunto, Marcus Clemente.
A saída de dois secretários já havia sido antecipada por O TEMPO. Na Segurança, deixa o cargo Zenilson Zeferino e entra Márcio Lobato. Na Assistência Social sai Josué Valadão e assume André Reis, que era da Secretaria de Políticas Urbanas.
A pasta, agora, terá como responsável Leonardo Castro, que já trabalhava nesta área do governo. O ex-vereador Rubão assumirá a secretaria de Esportes, que era ocupada interinamente por Gulherme Orair. Conforme publicado está semana no Diário Oficial do Município (DOM), Guilherme Daltro foi anunciado pelo prefeito como secretário de Governo. Para a regional Hipercentro, o encarregado é Álvaro Goulart, que já foi responsável pela regional Centro-Sul.
A coordenadoria de Vilas e Favelas ficará com o também ex-vereador Marcos Crispim. O chefe de gabinete de Damião será Duander Franco que, assim como Daltro, trabalhou com Damião durante os dois mandatos que teve como vereador por Belo Horizonte.
Nas pastas da área econômica, seguem nos cargos o secretário da Fazenda, Pedro Meneguetti, e do Planejamento, Bruno Passeli. O número de secretarias, 18, não foi alterado.
*Por O Tempo