Enquanto o número de homicídios em Minas – incluindo Belo Horizonte e região metropolitana – aumentou no comparativo entre 2023 e 2024, quase metade dos municípios do estado não tiveram ocorrência desse crime no ano passado. Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 396 cidades não registraram assassinatos em 2024, o que corresponde a 46% do total. Em 2023, foram 70 municípios, representando menos de 10%.
Porém, segundo especialista em segurança pública ouvido pelo Estado de Minas, esse é um fenômeno comum, já que em cidades pequenas o controle social é maior. Mas há locais onde a tranquilidade reina por um período mais extenso. O município de Jesuânia, no Sul de Minas, por exemplo, não registra um homicídio há 12 anos. É a cidade do estado há mais tempo sem a ocorrência deste crime. O segundo é Lamim, na Zona da Mata, que ficou 4.365 dias sem um homicídio, segundo a última atualização da Sejusp, de 31 de dezembro de 2024. Em seguida, vêm Ponto Chique, na Região Norte, Frei Lagonegro, no Vale do Rio Doce, e Camacho, na Região Centro-Oeste. Ao todo, 33 cidades não registraram homicídios consumados de 2012 até 31 de dezembro do ano passado, de acordo com a Sejusp.
Controle social
O especialista em segurança pública Luís Flávio Sapori, que conversou com a reportagem, explica que cidades pequenas, com menos de 20 mil habitantes, raramente registram um homicídio. “Ou um a cada dois, três, quatro, cinco anos. É um fenômeno bastante comum, histórico. Não é só de Minas Gerais nem do Brasil, acontece em países pelo mundo”, enfatiza o especialista em segurança pública.
De acordo com ele, em pequenos municípios, geralmente com menos de 30 mil habitantes, o homicídio e a criminalidade violenta são fenômenos muito casuais e acontecem esporadicamente. “O tamanho da população é uma variável muito importante para facilitar ou não a incidência da criminalidade violenta. Na pequena cidade, o controle social é maior. As oportunidades para um indivíduo acessar arma de fogo é menor, o tráfico de drogas tende a ser menos lucrativo e menos intenso. Tudo isso favorece um contexto social de baixa violência e incidência de homicídios”, ressalta.
Já o aumento de casos na capital e na Grande BH, segundo Sapori, estaria ligado à diminuição da eficiência do trabalho da Polícia Militar (PM). “Ela vinha tendo um trabalho muito efetivo na contenção da violência desde 2017. Parece que ano passado foi um ponto de virada, infelizmente, de inflexão desse processo. Contraditoriamente, no ano passado, houve um crescimento da letalidade policial em Minas. O número de pessoas que foram mortas em confronto com a PM aumentou muito em 2024, mostrando que a polícia perdeu eficiência. Ficou mais letal e menos eficiente”, avalia.
Em Minas, foram registrados 2.635 homicídios no ano passado, contra 2.517, em 2023 – um crescimento de 4,6%, segundo dados divulgados pela Sejusp em janeiro deste ano. Nas cidades da Grande BH, sem contar a capital, o aumento foi de 521 para 605 registros no mesmo período, o que representa 16,1%. Já em BH, passou de 270 para 330, o equivalente a uma alta de 22,2%.
O número de registros de crimes violentos também aumentou no estado. Em 2023, foram 31.913 ocorrências e 32.209, em 2024. A Sejusp considera crimes violentos os registros consumados e tentados de estupro, estupro de vulnerável, extorsão consumado, extorsão mediante sequestro consumado, homicídio, roubo, sequestro e cárcere privado.
A pasta informou, por meio de nota, que as forças de segurança acompanham diariamente os índices de criminalidade em Belo Horizonte e nos outros 852 municípios de Minas. O texto destaca “a busca de estratégias integradas que possam minimizar ou reduzir os impactos da ação criminosa em todo o estado, a partir de ações preventivas, repressivas e ostensivas voltadas, inclusive, para a redução dos índices de homicídio.”
Tranquilidade de causar inveja
A terapeuta e acupunturista Glaucia Guimarães, de 45 anos, nasceu em São Domingos do Prata, na Região Central de Minas, onde mora há 30 anos. A cidade de 17.392 habitantes está na lista das 396 que não registraram homicídios no ano passado. Ela conta que viver no município é “simplesmente maravilhoso”. “Cidade tranquila, acolhedora, com energia fabulosa. Aqui me sinto segura de verdade”, pontua.
A moradora diz que viver em uma cidade sem homicídios é ideal para criar as filhas. “Aqui as crianças brincam pelas ruas sem medo de nada. A sensação que tenho é que somos todos uma família, todos um pelo outro. Isso traz segurança.” Ela completa que não se preocupa com a criminalidade e que estar na cidade é ter “qualidade de vida”.
A servidora pública Alcineia Gomes, de 38, nasceu e mora em Couto de Magalhães de Minas, no Vale do Jequitinhonha. A cidade de 4.245 habitantes também está entre as que não tiveram assassinatos em 2024. “Sou suspeita para falar sobre o quão maravilhoso é morar aqui. É um lugar que amo, um ponto de referência. Embora tenham algumas questões que, às vezes, surgem em relação a usuários de drogas, ocasionando pequenos furtos em domicílios, é um município seguro, onde as crianças brincam na rua, vão sozinhas no supermercado, na padaria. Aquele ritmo desacelerado do interior”, descreve.
Ela ressalta que o filho e o marido podem sair para andar de bicicleta na zona rural, sem que ela tenha qualquer tipo de preocupação. “As pessoas se respeitam, se amam, ajudam a cuidar umas das outras. Se meu vizinho escuta um barulho diferente do usual na minha casa, ele vem até o portão para saber se está tudo bem, se a gente precisa de ajuda. Sinto a qualidade de vida, de saber que meus filhos estão em um lugar que, se eu perco a hora de buscá-los na escola, por algum problema de trabalho, a minha vizinha, que tem um filho no mesmo horário que o meu, o traz até a porta de casa. É gratificante morar em um lugar que a vida passa devagar e o tempo dá uma trégua.”
Conquista de todos
Sobre a cidade estar nessa lista, a servidora pública diz que se sente privilegiada. Mas destaca que a paz no local nem sempre esteve presente. “Já vivemos tempos difíceis de violência, de violência contra a mulher. Mas graças a Deus e algumas políticas públicas adotadas no município, esses índices foram caindo até que chegamos nesse índice zero. Saber que eu posso criar os meus filhos em um ambiente seguro, me faz sentir privilegiada e grata.”
A moradora conta ainda que, embora os índices sejam baixos, há ocorrências de furtos, principalmente em residências fechadas e abandonadas. “Isso gera preocupação durante as viagens. São casos isolados, mas que dão certa apreensão, especialmente em relação à ausência de uma polícia efetiva 24 horas do dia.” Segundo ela, atualmente as atividades da Polícia Militar (PM) se encerram às 22h. “Isso gera um pouco de insegurança”, aponta. Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), “a escala de policiamento do município de Couto de Magalhães de Minas é condizente com a demanda operacional”.
Feliz com o lugar onde nasceu e vive, Alcineia Gomes finaliza: “Vejo Couto de Magalhães como uma cidade linda, de uma população extremamente afetuosa e acolhedora”.
As 10 cidades que estão há mais tempo sem registrar homicídios
Jesuânia ……………………..2/5/2012………………………………………..4.626
Lamim ………………………18/1/2013……………………………………….4.365
Ponto Chique……………… 7/12/2013 ………………………………………4.042
Frei Lagonegro ………………6/2/2014 ……………………………………..3.981
Camacho ……………………..8/3/2014……………………………………… 3.951
Alfredo Vasconcelos ………..18/3/2014 …………………………………….3.941
Caiana ………………………….6/4/2014………………………………………3.922
Senador José Bento…………..25/1/2015 ……………………………………3.628
Biquinhas ……………………….3/4/2015……………………………………..3.560
Cedro do Abaeté ………………8/5/2015 ……………………………………3.525
Lista dos 396 municípios mineiros sem homicídios em 2024
Açucena
Água Comprida
Aguanil
Aiuruoca
Alagoa
Albertina
Alfenas
Alfredo Vasconcelos
Alpinópolis
Alterosa
Alto Caparaó
Alvorada de Minas
Amparo do Serra
Antônio Prado de Minas
Aracitaba
Arantina
Araponga
Arapua
Araújos
Arceburgo
Areado
Argirita
Aricanduva
Ataleia
Augusto de Lima
Bandeira
Bandeira do Sul
Barão de Monte Alto
Barra Longa
Bela Vista de Minas
Belmiro Braga
Belo Vale
Berilo
Berizal
Bertópolis
Bias Fortes
Bicas
Biquinhas
Bom Jesus da Penha
Bom Jesus do Amparo
Bonfim
Botelhos
Botumirim
Brás Pires
Brasópolis
Braúnas
Bueno Brandão
Buenópolis
Bugre
Cabeceira Grande
Cabo Verde
Cachoeira da Prata
Cachoeira de Pajeú
Cachoeira Dourada
Caetanópolis
Caiana
Camacho
Campestre
Campo Azul
Campo Florido
Campos Gerais
Cana Verde
Candeias
Cantagalo
Capela Nova
Capetinga
Capinópolis
Capitólio
Caranaíba
Carandaí
Carbonita
Careaçu
Carmésia
Carmo de Minas
Carrancas
Carvalhópolis
Carvalhos
Casa Grande
Cassia
Catas Altas
Catas Altas da Noruega
Catuti
Cedro do Abaeté
Centralina
Chapada do Norte
Claraval
Claro dos Poções
Comendador Gomes
Comercinho
Conceição da Barra de Minas
Conceição das Pedras
Conceição de Ipanema
Conceição do Pará
Conceição do Rio Verde
Conceição dos Ouros
Cônego Marinho
Congonhal
Congonhas do Norte
Consolação
Coqueiral
Cordisburgo
Cordislândia
Coroaci
Coronel Pacheco
Córrego Danta
Córrego do Bom Jesus
Córrego Fundo
Córrego Novo
Couto de Magalhães de Minas
Cristália
Cristiano Otoni
Cristina
Cruzeiro da Fortaleza
Curral de Dentro
Datas
Delfim Moreira
Descoberto
Desterro de Entre Rios
Desterro do Melo
Diogo de Vasconcelos
Divinésia
Divino das Laranjeiras
Dom Bosco
Dom Joaquim
Dom Silvério
Dom Viçoso
Dores de Campos
Dores de Guanhães
Dores do Turvo
Doresópolis
Douradoquara
Entre Rios de Minas
Estrela do Indaiá
Eugenópolis
Ewbank da Câmara
Fama
Faria Lemos
Felício dos Santos
Felisburgo
Fernandes Tourinho
Formoso
Fortaleza de Minas
Fortuna de Minas
Francisco Badaró
Francisco Dumont
Franciscópolis
Frei Gaspar
Frei Lagonegro
Fronteira dos Vales
Fruta de Leite
Galileia
Glaucilândia
Goiabeira
Goiana
Gonçalves
Gonzaga
Grão Mogol
Grupiara
Guaraciama
Guaranésia
Guarani
Guarará
Guarda-Mor
Guiricema
Gurinhatã
Heliodora
Iapu
Ibertioga
Ibiracatu
Ibituruna
Icaraí de Minas
Igaratinga
Iguatama
Indaiabira
Ingaí
Ipiaçu
Iraí de Minas
Itacambira
Itaguara
Itamarati de Minas
Itambé do Mato Dentro
Itamogi
Itamonte
Itanhandu
Itapecerica
Itaverava
Japaraíba
Jeceaba
Jenipapo de Minas
Jesuânia
Joanésia
José Gonçalves de Minas
José Raydan
Josenópolis
Juruaia
Lagoa dos Patos
Lagoa Dourada
Lamim
Leandro Ferreira
Leme do Prado
Limeira do Oeste
Lontra
Luminárias
Machacalis
Madre de Deus De Minas
Mamonas
Maripá de Minas
Marliéria
Marmelópolis
Materlândia
Matias Barbosa
Matias Cardoso
Mato Verde
Medeiros
Mercês
Mesquita
Minas Novas
Mirabela
Mirai
Miravânia
Moeda
Monjolos
Monte Belo
Monte Formoso
Morro da Garça
Munhoz
Muzambinho
Nacip Raydan
Natalândia
Natércia
Ninheira
Nova Módica
Nova Ponte
Nova Resende
Nova União
Novo Oriente de Minas
Novorizonte
Olaria
Olhos d’água
Oliveira Fortes
Onça do Pitangui
Ouro Verde de Minas
Padre Carvalho
Paineiras
Pains
Paiva
Palma
Palmópolis
Paraisópolis
Passa Quatro
Passa Vinte
Passabem
Patrocínio do Muriaé
Paulistas
Pedra Bonita
Pedra do Indaiá
Pedras de Maria Da Cruz
Pedrinópolis
Pedro Teixeira
Pequeri
Piau
Piedade de Caratinga
Piedade de Ponte Nova
Piedade dos Gerais
Pimenta
Piracema
Pirajuba
Piranga
Piranguçu
Piranguinho
Poco Fundo
Pocrane
Ponto Chique
Pouso Alto
Prados
Pratápolis
Pratinha
Presidente Bernardes
Presidente Kubitschek
Presidente Olegário
Quartel Geral
Queluzito
Resplendor
Ressaquinha
Riachinho
Ribeirão Vermelho
Rio do Prado
Rio Doce
Rio Espera
Rio Manso
Rio Novo
Rio Pardo de Minas
Rio Piracicaba
Rio Pomba
Rio Vermelho
Ritápolis
Rochedo de Minas
Romaria
Santa Bárbara do Leste
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Bárbara do Tugúrio
Santa Cruz de Minas
Santa Cruz de Salinas
Santa Cruz do Escalvado
Santa Fé de Minas
Santa Maria De Itabira
Santa Maria do Salto
Santa Rita de Caldas
Santa Rita de Jacutinga
Santa Rita do Sapucaí
Santa Rosa da Serra
Santana da Vargem
Santana de Cataguases
Santana de Pirapama
Santana do Garambéu
Santana do Jacaré
Santana dos Montes
Santo Antônio do Aventureiro
Santo Antônio do Grama
Santo Antônio do Itambé
Santo Antônio do Jacinto
Santo Antônio do Retiro
Santo Antônio do Rio Abaixo
Santo Hipólito
Santos Dumont
São Brás do Suaçuí
São Domingos das Dores
São Domingos do Prata
São Félix de Minas
São Francisco de Sales
São Geraldo da Piedade
São Geraldo do Baixio
São Gonçalo do Abaeté
São Gonçalo do Rio Preto
São Gonçalo do Sapucaí
São João Batista do Glória
São João da Lagoa
São João da Mata
São João da Ponte
São João das Missões
São João do Oriente
São João do Pacuí
São João do Paraíso
São João Nepomuceno
São José da Barra
São José da Safira
São José do Alegre
São José do Goiabal
São José do Jacuri
São José do Mantimento
São Pedro da União
São Romão
São Sebastião da Vargem Alegre
São Sebastião do Anta
São Sebastião do Oeste
São Sebastião do Rio Verde
São Vicente de Minas
Senador Amaral
Senador Cortes
Senador Firmino
Senador José Bento
Senador Modestino Gonçalves
Senhora de Oliveira
Senhora do Porto
Senhora dos Remédios
Seritinga
Serra da Saudade
Serra dos Aimorés
Serrania
Serranos
Silveirânia
Silvianópolis
Simão Pereira
Soledade de Minas
Tabuleiro
Taparuba
Tapiraí
Taquaraçu de Minas
Tarumirim
Tocos do Moji
Turmalina
Turvolândia
Ubaí
Ubaporanga
União de Minas
Urucuia
Vargem Bonita
Vargem Grande do Rio Pardo
Veredinha
Veríssimo
Vermelho Novo
Vieiras
Virgem da Lapa
Virgínia
Virgolândia
Wenceslau Braz
*Por EM