Uma briga generalizada durante o banho de sol deixou um detento de 21 anos morto nessa terça-feira (14 de janeiro). O caso foi registrado no Presídio de Governador Valadares, no Rio Doce. Outro detento, de 26 anos, ficou ferido. Ainda nessa terça-feira, o Estado registrou outra morte após briga entre detentos, mas no presídio de Ribeirão das Neves.
Segundo o boletim de ocorrência feito pela Polícia Penal, a ocorrência foi por volta de 11h45, quando os detentos do pavilhão D iniciaram uma briga generalizada no fundo do pátio. A pancadaria deixou dois detentos feridos e foi necessária a intervenção do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) do Sistema Prisional.
Os feridos foram encaminhados para o pronto-socorro de Governador Valadares, mas o detento de 21 anos teve o óbito constatado. Conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o jovem que morreu foi admitido no presídio em maio do ano passado. O outro preso, que ficou ferido, permaneceu internado sob escolta.
Segundo a pasta da segurança pública estadual, a direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o ocorrido. As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil.
*Por O Tempo