O vereador derrotado na disputa pela reeleição à Câmara de Belo Horizonte, Rubão (Podemos), entrou com ação na justiça para tentar cassar o mandato do vereador eleito pelo mesmo partido em outubro, Lucas Ganem. Rubão é o primeiro suplente da legenda, e assume vaga na Casa com a saída de qualquer um dos três parlamentares eleitos pela sigla.
A alegação para o pedido de cassação, conforme a ação, é que Ganem não tinha domicílio eleitoral em Belo Horizonte, e que só fez o registro de que mora na cidade em 19 de dezembro, um dia depois, portanto, da diplomação dos candidatos eleitos em 2024. O candidato derrotado diz ainda que, no endereço citado por Ganem, reside outra pessoa.
A reportagem tentou contato com o vereador eleito via redes sociais, mas não houve retorno. Ganem é de São Paulo e é conhecido na internet pela militância na causa animal. Na segunda-feira (28 de dezembro), o vereador eleito declarou voto ao vereador Bruno Miranda (PDT), candidato do prefeito Fuad Noman (PSD), na disputa pela presidência da Câmara.
Não é a primeira vez este ano que um candidato a vereador derrotado nas urnas tenta cassar o mandato de um colega de partido. Em novembro, Wagner Messias (União), que não conseguiu a reeleição, entrou na justiça contra a correligionária Janaína Cardoso, vencedora de novo mandato na eleição de outubro.
A justificativa foi um suposto abuso de poder econômico na campanha. Conforme a ação, a candidata à reeleição teria vinculado sua campanha ao programa social “Carreta da Saúde”, criado pelo Instituto Álvaro Antonio, no Barreiro, onde a vereadora é votada. A parlamentar nega a denúncia e afirma que fez campanha transparente e respeitando as regras eleitorais.
*Por O Tempo