O Partido Novo está fazendo os telefones dos marqueteiros tocarem atrás de reforços para as eleições de 2026. Conforme apurado pela coluna Aparte, pelo menos quatro profissionais foram procurados pela sigla nas últimas semanas para discutir uma possível participação na equipe que está sendo formada para o próximo pleito no país, quando serão escolhidos o presidente da República, dois senadores por Estado, deputados federais e deputados estaduais.
Entre os celulares que fizeram barulho, estaria o de Paulo Vasconcelos, estrategista da campanha de Fuad Noman (PSD) à Prefeitura de Belo Horizonte, que garantiu a reeleição ao derrotar os adversários apoiados pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nos dois turnos da disputa. Pelo menos outros três marqueteiros também foram procurados. Um deles é Guillermo Raffa, que atuou com sucesso em três campanhas à prefeitura da capital: a de Fernando Pimentel (PT), em 2004, a de Márcio Lacerda (PSB), em 2008, e a de Fuad Noman (PSD), em 2024, ao lado de Paulo Vasconcelos. Segundo fontes à coluna, a conversa com ele teria sido apenas de forma rápida e informal.
O telefone também tocou para Alexandre Oltramari e Chico Mendez, que mantêm uma parceria consolidada na área e quase enfrentaram Zema em 2022, na disputa pelo governo de Minas. Eles deixaram a campanha do então pré-candidato Alexandre Kalil, à época no PSD, antes do início da corrida, por não conseguirem atender à exigência de exclusividade feita pelo então prefeito de Belo Horizonte, que deixou o cargo para disputar o governo. Mendez, por sua vez, já participou da campanha de Pimentel quando o petista foi eleito governador, em 2014. De acordo com interlocutores, houve um convite à dupla para uma reunião no Estado.
Procurada, a direção do Novo em Minas Gerais confirmou ao Aparte que está montando uma equipe para a campanha de 2026. Segundo a sigla, o objetivo é “trocar algumas peças” e ir preparando o time para disputar o governo do Estado com a candidatura do vice-governador Mateus Simões e a Presidência da República com Romeu Zema. Questionado sobre a permanência de Leandro Grôppo, marqueteiro de Zema nas campanhas de 2018 e 2022, o partido afirmou que o profissional não foi dispensado, mas que a equipe está sendo ampliada.
À coluna, Grôppo disse que ele e o Novo estão “discutindo a continuidade dos serviços”. “O Novo-MG tem um jeito diferente de fazer política, muito semelhante ao que empresas fazem quando levantam orçamentos para definir seus parceiros. O mesmo ocorreu em 2018 e 2022”, explicou o marqueteiro.
“Tenho certeza de que os resultados eficientes e positivos de duas eleições vitoriosas ao governo de Minas Gerais – a primeira quando para muitos era improvável, enquanto na segunda enfrentamos um difícil adversário e vencemos ainda no primeiro turno – farão com que a parceria prossiga, ainda mais neste momento, em que temos um pré-candidato para que a gestão mineira siga no caminho certo, e um presidenciável, ambos com viabilidade a depender da estratégia a ser executada”, finalizou Grôppo.
*Por O TEMPO