Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioDESTAQUEVIOLÊNCIA - Vídeo mostra policial agredindo e puxando mulher pelo cabelo em...

VIOLÊNCIA – Vídeo mostra policial agredindo e puxando mulher pelo cabelo em Sabará

Uma mulher de 18 anos foi agredida e foi puxada pelo cabelo por policiais militares, na última terça-feira (23 de julho), durante uma abordagem no bairro Vila Nova Vista, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. A abordagem truculenta foi filmada por moradores da região e viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (26). Procurada, a PM afirmou que os agentes “utilizaram as ferramentas disponíveis e os meios legais para vencer a resistência apresentada”.

Nas imagens, é possível ver o momento que a jovem é retirada por uma policial e puxada pela cabeça. Após ser jogada no chão pelo agente público, próximo à viatura, ela tem o cabelo puxado por um dos homens e, em seguida, leva pelo menos um tapa no rosto dado por outro agente público.

A cena foi filmada na tarde da última terça na avenida Amália. A confusão aconteceu após a abordagem a um jovem de 19 anos, que teria sido avistado por uma viatura policial no momento em que empinava uma motocicleta. Segundo a PM, ele colocava em “risco a vida de transeuntes, inclusive crianças que brincavam na rua (por motivo de férias escolares)”.

Os militares teriam dado a ordem de parada, que não foi respeitada pelo motociclista, que iniciou então uma fuga. Após “intensa perseguição”, ainda conforme a polícia, ele foi alcançado e preso. “Os  familiares e amigos do autor rapidamente cercaram a guarnição, na tentativa de frustrar a ação policial, tentaram intervir e resgatar o condutor, porém acabaram sendo presos e conduzidos. Importante ressaltar que ninguém ficou ferido”, disse a PM por nota.

Três pessoas foram presas, o motociclista, a jovem agredida e um terceiro homem, de 28, que teria desacatado os policiais. Questionada por O TEMPO, a Polícia Civil confirmou que recebeu os três suspeitos na Central Estadual de Plantão Digital, mas todos foram ouvidos e acabaram liberados pelas autoridades policiais.

“A Polícia Civil esclarece que foi ratificada a prisão em flagrante delito do condutor, de 19 anos, pelo crime previsto no art. 308 do CTB – participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada – sendo arbitrada fiança, a qual foi quitada para sua liberação, conforme previsão legal”, detalhou.

PM diz que policiais usaram “ferramentas disponíveis”

Em nota enviada, a PM afirmou ainda que “até onde foi possível apurar”, os policiais utilizaram “as ferramentas disponíveis e os meios legais para vencer a resistência apresentada, fazendo cumprir a lei, conforme previsão dos manuais da PMMG”.

Em seguida, a corporação disse que o fato será “rigorosamente apurado”, com a instauração de um procedimento interno, “conforme preceitua a legislação bem como o ordenamento jurídico brasileiro, respeitando a ampla defesa e o contraditório”.

*Por O Tempo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES