Reforço do Atlético para a sequência da temporada, o zagueiro Lyanco, de 27 anos, explicou por que escolheu aceitar a oferta do Galo. O jogador assinou contrato com o Alvinegro até dezembro de 2028 e vestirá a camisa 2 no clube.
O zagueiro explicou que já estava no momento de voltar ao Brasil após sete temporadas no exterior. Ele afirmou que gostaria de estar mais próximo da família.
“A gente vem para as férias, quando você está muito tempo fora, e chega com o avião no aeroporto, a sensação para todo mundo é a mesma, é o Brasil. Estou há muito tempo lá fora, acho que chegou o momento de estar mais próximo da minha família. Minha família é do Espírito Santo, estarei mais próximo. Vou estar mais próximo dos meus filhos, uma de cinco anos e outro de um ano e seis meses. Também estarei mais próximo dos meus avós. Juntei tudo e aí surgiu a oportunidade do Atlético”, disse.
Lyanco afirmou que teve outras propostas, mas escolheu o Atlético por causa de um ‘carinho antigo’. Ele disse ainda que, desde que recebeu o contato do Galo, não quis ouvir nenhum outro clube.
“Tive outros clubes para fazer a escolha. Mas o Atlético foi um clube que eu sempre acompanhei, com a torcida do ‘eu acredito’, aquilo ali ficou marcado. Vem de um carinho já antigo. Depois que fiquei sabendo a oportunidade de vir, eu abracei. Surgiram outros clubes, mas eu já estava abraçado com o Atlético”, afirmou.
“Falei: ‘Pode surgir o que for, que vou para o Atlético’. Assim foi minha escolha, também pelo carinho. Também tive trocas de conversas com minha família, meu empresário e o Atlético. Juntou tudo. No máximo que eu puder jogar e puder jogar os jogos, colocar a camisa do Atlético, vão ver muito a raça, não vai faltar, pode ter certeza”, completou.
Recado para a torcida
Lyanco ainda deixou um recado para a torcida do Atlético. Ele prometeu, especialmente, raça em campo e muita disposição.
“Chegou um cara sonhador demais, muito feliz de estar aqui. Sou grato a Deus por tudo que ele fez na minha vida, mas acho que o Atlético vai ser um dos melhores que já passei. Vamos juntos, tamo junto. Aqui, além de pessoa, vai ter um atleta que vai estar à disposição do Atlético”, concluiu.
E a estreia?
Lyanco desembarcou em Belo Horizonte na semana passada e, desde a última sexta-feira (6) já faz atividades com os demais companheiros de time. Além disso, marcou presença na Arena MRV e viu de perto a derrota por 4 a 2 para o Flamengo.
A estreia pelo Galo poderá acontecer a partir de 16 de julho, quando a equipe de Milito encara o Juventude no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Sobre Lyanco
Natural de Vitória-ES, Lyanco conquistou a Copa Libertadores sub-20 de 2016, quando ainda defendia o Tricolor Paulista. Além disso, figurou várias vezes nas equipes inferiores da Seleção Brasileira, onde foi campeão do Torneio de Toulon sub-23, em 2019. Coincidentemente, foi companheiro de Bruno Fuchs e Paulinho, titulares do Galo comandado por Gabriel Milito.
No Al Gharafa, Lyanco era titular absoluto da equipe que foi terceira colocada na Liga do Catar. Ele teve passagem pelo futebol italiano – Torino e Bologna – e realizou duas temporadas na Premier League, com um total de 35 jogos.
Com descendência sérvia, Lyanco chegou a ser convocado pela seleção de base do país europeu em 2016. Seu avô paterno, Jovan Vojnović, nasceu na antiga Iugoslávia (atual Sérvia) e se mudou para o Brasil ainda criança devido à Segunda Guerra Mundial, na década de 1940.
*Por Rádio Itatiaia