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Dever de casa: saiba como os pais podem ajudar os filhos

Não importa se é uma escola tradicional ou construtivista, as lições de casa são rotina na vida dos estudantes. Muitos pais, porém, reclamam que a escola passa dever de casa em excesso e os filhos não dão conta sozinhos. Entre a ansiedade das cumprir as tarefas e o estresse dos pais, que nem sempre conseguem ajudá-los, existe um meio termo.

Segundo especialistas, o dever de casa existe não apenas para reforçar o aprendizado em sala de aula, mas também para desenvolver a construção de um comportamento proativo nas crianças.

“Ao desenvolver no aluno a autonomia na busca por soluções, é impossível que ele centre essa construção nos seus pais”, afirma Luciano Rudnik, gestor de educação da rede CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Dever de casa é tarefa do aluno e não dos pais

Isso quer dizer que a escola, normalmente, manda para os alunos lição de casa que eles têm capacidade de fazer sozinhos. Mas os pais acabam entrando no estresse psicológico das criança, que não querem deixar de fazer o dever e, por vezes, já estão cansadas, devido a outras atividades extra-escolares.

Para solucionar este problema, o ideal é os pais estabelecerem horários para esta tarefa. É natural que surjam dúvidas durante a lição de casa, mas os pais devem fazer a criança consultar o material e tentar realizá-la sozinha.

“Caso o aluno ainda assim não consiga realizar o dever de casa, o recomendado é pedir para que ele tire a dúvida na correção com a professora em sala de aula”, explica a pedagoga e professora do ensino fundamental, Márcia Santos.

Sem medo de errar na lição de casa

Caso tenha muita coisa a ser feita, e se verifique que não há tempo para resolver tudo, os pais podem ajudar o aluno a estabelecer prioridades. Define-se o que deve ser feito e em qual ordem, para garantir a qualidade das respostas.

“É importante que os pais ajudem a promover a autonomia dos estudantes. Para isso, devem deixar que os próprios alunos façam (o dever de casa). Os pais podem orientar, dando opções de pesquisa, de ordem de resolução, mas sempre estimulando que as escolhas sejam feitas pelos próprios alunos”, reforça o gestor de educação da rede CEBRAC.

Outro ponto fundamental é incentivar os filhos estudantes a não terem medo de errar. O ambiente competitivo e o receio de sofrer bullying têm levado as crianças a um certo desespero na hora de fazer a lição de casa. Mas a frase ‘errar faz parte do processo de acerto’ deve ser estimulada por pais e escolas.

“Deve-se estabelecer um diálogo claro com a escola de modo que essas intenções sejam compartilhada. Não adianta os pais promoverem a autonomia e reflexão do filho na hora do dever de casa e a escola podar esse comportamento na avaliação da tarefa” completa o gestor de educação Luciano Rudnik.(Revista da Mulher)

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