Sete armas que pertencem a um homem com registro de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) foram furtadas na manhã de quarta-feira (5) em Coronel Fabriciano, na região do Rio Doce. A Polícia Militar faz buscas pelos criminosos e pelo armamento, mas, até o momento, nada foi localizado.
Segundo o boletim de ocorrência, a casa em que as armas estavam fica no bairro Olaria e foi arrombada no fim da manhã. Os militares foram acionados após uma das moradoras chegar na residência e encontrar vários sinais de arrombamento. Além disso, ela percebeu que o armário em que as armas eram guardadas estava vazio.
De acordo com os moradores, foram levadas três pistolas, dois revólveres e duas carabinas de calibres variados. Segundo a Polícia Militar, todas as armas estão regularizadas. A moradora relatou que o dono das armas está morando nos Estados Unidos há três meses e tem registro CAC.
Câmeras de segurança flagraram uma movimentação suspeita nas ruas do bairro que pode ser dos criminosos envolvidos na ação. A Polícia Militar segue fazendo buscas pelos criminosos.
O que é CAC?
CAC é a sigla para ‘Colecionador, Atirador Desportivo ou Caçador’. Mas, no senso comum, o termo é usado para se referir ao certificado que autoriza uma pessoa a ter armas, desde que se encaixe em uma das seguintes classificações:
- Colecionador: pessoa que tem autorização para adquirir, reunir, manter sob guarda ou conservar uma arma de colecionador, ressaltando suas características e evolução tecnológica;
- Atirador desportivo: pessoa que pratica o tiro esportivo regularmente
- Caçador: pessoa vinculada a uma entidade de caça ou tiro esportivo e que pratica a caça de espécies autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).